0 comentários

5 Clássicos do Mega Drive

by on novembro 14, 2013
 

Compartilhe!Share on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0

O Mega Drive (Sega Genesis nos Estados Unidos), marcou a era de ouro dos consoles, ou se preferir a foda época dos 16 bits, junto com o seu concorrente o Super Nintendo. A lista é uma homenagem aos 25 anos do console e foi estabelecida focando nos jogos que tiveram suas melhores versões ou que eram exclusivos do Mega Drive.

Sonic 2

sonic2-capa

O ouriço mais famoso dos jogos, teve seu ápice na era 16 bits, depois disso foi ladeira abaixo. Após a sua estreia, o mascote da Sega teve mais três grandes títulos: Sonic 2, Sonic 3 e Sonic & Knuckles, todos são excelentes e tem qualidades próximas, mas destaquei Sonic 2 por ter superado seu antecessor em tudo e estabelecido um patamar para os seguintes. Com a adição do sidekick Tails, que era um inútil quando controlado pelo IA do console, mas extremamente útil nas mãos de um segundo jogador (devido a sua imortalidade). As fases em Sonic 2 são bonitas, criativas, divertidas e rápidas. Finalizando Sonic 2 é um marco na história do console e do personagem.

Streets of rage 2

streetsofrage2

Enquanto o Snes tinha Final Fight, a Sega tinha Streets of Rage. Famoso jogo no estilo beat n’up (ou se preferir andar e meter porrada), onde os personagens buscavam desmantelar o crime organizado espancando todos os bandidos da cidade. SoR2 manteve  tudo de legal do primeiro jogo (tá tiraram o carro de polícia era massa), e melhoraram os gráficos, sons e jogabilidade. Os personagens tem status diferentes (força, resistência, velocidade e especial),  além de golpes únicos (ratatá!).  A escolha do segundo no lugar do terceiro é porque esse não tem escolhas idiotas como o velho cibernético e fases chatas com tempo, além de uma trama bem fora o padrão.

Gun Star Heroes

download

Ação ininterrupta, resume bem o que é Gun Star Heroes. Mas esse jogão é bem mais que isso, junto com a ação há outros fatores bacanas, como o sistema de combinação de elementos nas armas que gera muitas possibilidades diferentes, e é possível fazer tudo isso com um segundo jogador. As fases são outro ponto de destaque, passando desde controlar carrinhos no metrô, outra similar a um jogo de tabuleiro, também no clássico estilo de nave e finalmente enfrentando até um vilão semelhante a M.Bison do Street Fighter. Gun Star teve uma sequência muito aquém no GBA, que não chega nem perto do quão foda é o original. Gun Star Heroes foi o jogo de Mega que fez mais sucesso no Japão.

Toejam and Earl

download (1)

Os bizarros extraterrestres Toejam e Earl protagonizam uma das aventuras mais estranhas, inovadoras e bem humoradas do Mega Drive. No jogo a sua missão é coletar pedaços da nave dos ETs que colidido com um meteorito, caindo na Terra, para só assim retornar ao seu planeta natal Fukotron.  Durante sua missão a dupla deve subir por vários andares coletando itens e fugindo de peculiares criaturas. A música e o visual dos personagens refletem o estilo funk exagerado dos anos 80 dos Norte Americanos. Existe a possibilidade de um ou dois jogadores simultâneos, mas é realmente em dupla que fica divertido e mais fácil de jogar. A franquia conta com um segundo jogo lançado para Mega chamado de Toejam and Earl in Panic on Fukotron, que perdeu esse estilo único do primeiro, sendo apenas mais um jogo de plataforma 2d (é até bom, mas nada memorável). Há também um terceiro e esquecível jogo de Xbox, chamado Toejam and Earl III: Mission to Earth.

Strider

s1

Um dos grandes sucessos da Capcom pré-Street Fighter 2, Strider foi lançado primeiro para arcade e impressionou pelos gráficos detalhados e sons de alta qualidade. Na trama se passa em 2048, no qual o mundo está sobre controle do ditador “Grandmaster”, cabendo ao jogador na pele de Hiryu um agente da organização Striders salvar o mundo. Como todo o sucesso o jogo foi portado para outras plataformas, sendo a do Mega Drive uma das melhores versões lançadas, ainda mais comparada com a do Nes, que lembrava vagamente o original devido a sua limitação técnica. Na época o jogo trouxe um nível de ação e de movimentação dignas de um verdadeiro ninja, aonde o personagem realiza uma série de movimentos acrobáticos, como correr, saltar, escalar, pendurar de modo mais realístico, agregando elementos de ação inéditos até aquele momento.  O jogo foi um dos mais elogiados pela crítica no seu ano de lançamento. A capa americana trazia uma bizarra figura que lembrava mais o capitão Kirk de Star Trek que um ninja.

Outros games com melhores versões ou exclusivos do Mega Drive que também merecem ser lembrados na história do console: Castlevania: Bloodlines, Golden Axe, Aladdin (versão de Genesis muito superior a do Snes), Comix Zone, Rocket Kinight Adventures, Shinobi III.

Vários dos jogos citados estão disponíveis para PS3 e Xbox 360 via download, também é possível encontrar vários deles em diversas coletâneas lançados pela Sega nos últimos anos.  Bem, existe também outro meio…. você sabe do que estou falando, certo? Não importa como, mas jogue esses excelentes títulos que marcaram época.

No mais:

Compartilhe!Share on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0
Seja o primeiro a comentar!
 
Deixe uma resposta »

 

Deixe uma resposta