0 comentários

A importância das cores no cinema e a paleta de cores de filmes famosos

by on novembro 3, 2015
 

Compartilhe!Share on Facebook12Tweet about this on TwitterShare on Google+0

As cores no cinema estão numa constante conversa entre elas mesmas e, mais importante, com o público. A cor é algo essencial para dar clima para uma história. As cores predominantes em um filme são sua identidade visual. Ou seja, a cor num filme fala sobre a cena, um personagem ou até mesmo a personalidade da obra. Na telona a cor se comunica por conta própria com o espectador, algo raro na vida real. As cores constantemente contribuem para o avanço estético do cinema, seja na primeira filmagem colorida ou o moderno cinema IMAX, os diretores e produtores sempre dão importância significativa as cores, afim de otimizar e tornar mais verossímil a experiência dos amantes da sétima arte.

A importância das cores para passar algumas sensações, aguçar os sentimentos, comover o público ou simplesmente ambientar uma cena, faz toda diferença entre um filme de sucesso e um fracasso. Cada filme tem um tema, um tom emocional específico, que faz com que cada obra precise de uma paleta de cor distinta, com uma gama precisa de cores e tonalidades que tem uma função narrativa.
E como se cria uma paleta de cores? Usando filtros da cor correspondente, auxilio do figurino que seguem a mesma paleta de cores desejada, disposição das luzes e, é claro, um retoque nos softwares de pós-produção…. Ou seja, o colorista é quem fecha com chave de ouro o trabalho do diretor de fotografia e do diretor de arte.

E quem é esse colorista? Um cara que trabalha com gradação de cor e não correção de cor. Não que ele não faça correções, mas sim que correção é um dos inúmeros processos que o colorista executa. Seu principal trampo é a gradação de cor, do termo em inglês “color grading”. Resumindo bem resumidamente, o colorista é o profissional responsável por manipular e aperfeiçoar cores, brilhos e nuances das imagens de um filme.

Depois dessa explicação meio pobre da importância das cores no cinema e quais são os profissionais responsáveis por ela, que tal checar algumas paletas de cores de filmes famosos? Beleza? Pronto para ver exemplos de filmes do Wes Anderson? Também há outros filmes, calma. De qualquer modo, vamos lá então:

O Grande Hotel Budapeste:

5 - The Grand Budapest Hotel

 

Moonrise Kingdom:

4 - Moonrise Kingdom

 

Matrix:

matrix

Herói:

heroi

 

Aladdin:

2 - Aladdin

 

Procurando Nemo:

3 - Finding Nemo

 

WALL-E:

1 - WALL-E

 

É interessante como muito da história pode ser transmitido pela paleta de cor, como no caso de Matrix, não é mesmo? Em Herói então é possível ver cada ato do filme de acordo com a cor predominante. E sim, Procurando Nemo tem muito azul, mas utiliza menos azul do que você esperava, hein? Informações bacanas, entretanto não muito uteis, certo? É a vida. Para mais curiosidades sobre o cinema, continue acompanhando o vagantePop.

Compartilhe!Share on Facebook12Tweet about this on TwitterShare on Google+0