0 comentários

Analisando o trailer de Batman vs Superman

by on abril 19, 2015
 

Compartilhe!Share on Facebook10Tweet about this on TwitterShare on Google+0

Tomando como base o trailer e os boatos sobre o longa, acredito que já é possível traçar alguns pontos sobre a trama. Tudo leva a crer que após os acontecimentos de Man of Steel, o Superman tornou-se uma figura que divide opiniões. Para alguns ele é uma ameaça, um alienígena que se escondeu na Terra durante anos e quando veio a público trouxe consigo outros similares a ele que destruíram a cidade de Metrópolis e causaram a morte de milhões, sendo assim não é digno de confiança (a parte inicial do teaser com várias opiniões jornalísticas caracterizam bem isso). Enquanto outros veem o Homem de Aço como o salvador, o protetor da humanidade (algo que Snyder não conseguiu vender no primeiro filme).

Nesse contexto entra a figura do Batman. Como um vigilante já estabelecido, atuando durante anos, mas ao mesmo tempo ainda tem sua própria existência como algo incerto para o público. Provavelmente, vislumbrando pela primeira vez um ser de tamanho poder, desperta no homem morcego a necessidade de se preparar caso surja a obrigação de impedir um super ser como aquele. Tal fato, deve ligar além de Bruce Wayne ao outro personagem central da trama, Lex Luthor (ambos estão trabalhando no processo de reconstrução de Metrópolis? Será que terão acesso aos destroços das naves e tecnologia Kryptoniana?)

Muitos outros boatos e especulações tentam preencher as grandes lacunas ainda incógnitas da trama. Um deles é que haveria um outro adversário físico do Super além do Morcego, seria nada menos que Apocalypse, o vilão que matou o herói na saga Morte do Superman – no longa dizem que seria feito a partir de experimentos genéticos feitos por Luthor usando tecnologia Kryptoniana e talvez até o corpo do General Zod. Entretanto, o mais esperado é sobre o quanto esse filme irá impactar no futuro da DC no cinema, principalmente as questões abertas de quais outros heróis aparecerão e qual será o grau de participação deles.

bvs02

Apocalypse já matou o Superman nas HQs, será que o vilão estará mesmo no longa?

 Cavaleiro das trevas é a obra máxima do cavaleiro das trevas, mas acho que deve ser apreciada com cuidado e parcimônia. O trabalho de Miller se encaixa perfeitamente no que ela se propõem, ou seja, entregar um futuro distópico no qual o Batman decide retornar. É uma contexto específico e separado de todo o resto de cronologia do homem morcego – por isso deve ser usado com grande discernimento. Assim, usando como inspiração apenas para o combate e também em um Batman já maduro pode funcionar, porém fico com receio do Snyder querer ir além e transformar aquilo em algo errado… mais ou menos do mesmo jeito que ele fez o Superman quebrando o pescoço do Zod.

bvs01

O icônico combate entre Batman vs Superman na HQ Cavaleiro das Trevas. Depois o combate foi adaptado em uma animação – confira a luta abaixo.

Aproveitando o fato de ter citado essa nova visão de Batman que estreará nesse filme, cabe analisar algumas questões. Como já foi dito em entrevistas, o cavaleiro das trevas do longa já carregará uma bagagem de acontecimentos, que pelo jeito, simplesmente não serão mostrados em momento nenhum (nisso especulam que ele já teve vários Robins e vilões). Para quem acompanha as HQs, talvez não incomode, todavia pode parecer estranho para um público não tão famigerado com o histórico do herói. Acredito que a melhor forma de lidar com tal fato seja manter uma proposta simples e sem grande aprofundamento, tendo em vista a proposta básica do cavaleiro de Gotham já está mais do que bem fundamentada no conhecimento geral.

 E será que o Bem Affleck, já com 42 anos irá se manter no papel de Batman por um longo período? Ainda mais agora que sua carreira com diretor começava a ganhar força ( venceu até o Oscar com Argo). Bem, Robert Downey Jr, completou 50 anos e deve continuar vestindo a armadura de Homem de Ferro pelo menos por mais alguns anos, mas de qualquer forma vai contra o pensamento padrão de longo prazo Hollywoodiano.

Compartilhe!Share on Facebook10Tweet about this on TwitterShare on Google+0
Seja o primeiro a comentar!
 
Deixe uma resposta »

 

Deixe uma resposta