3 comentários

As muitas semelhanças de Capitão América 2 e Homem de Ferro 2 + A lista de Steve Rogers ao redor do mundo

by on abril 12, 2014
 

Compartilhe!Share on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0

Vi Soldado Invernal ontem, e sim é foda pra carai. Tudo que o Azure Kid disse aqui eu assino em baixo. Com tantas críticas online o que eu poderia falar de diferente? Que tal levantar então as semelhanças desse com outro filme da Marvel, um que não foi lá essas coisas e saiu já faz um tempo atrás. Estou falando da sequência mais fraca de Homem de Ferro, o mais ou menos, mais ou menos, Homem de Ferro 2 (2010). E eu não sou o único mala que não curtiu tanto a segunda aventura do latinha de ferro, mas se tu curtiu, mais força para você e a trilha do AC/DC era demais mesmo. Sem mais enrolações, vamos ver como a Marvel esta explorando águas já navegadas:

pulo

Cena do pulo sem paraquedas

Se você é um Vingador pelo visto tu tem que pular de um avião no começo de seu filme. Além do Capitão, no começo de Soldado Invernal e de Tony, no início de Homem de Ferro 2, até Bruce Banner já deu uma de “paraquedista rebelde” no filme do Hulk de 2008. Ok que nesse caso não foi na abertura do longa. Então a Marvel já sabe, quer começar bem um filme? Quase nada é mais cool que um halo jump, mas sem paraquedas, isso é coisa para menininhas.

aliados

O amigo afro descendente voador

Sam Wilson é o cara, ele aparece de forma natural em Soldado Invernal e quando você se toca o cara já é amigo do Capitão, tá nas operações e parece que você já conhece o sujeito faz tempo. James Rhode já existia no primeiro Homem de Ferro, interpretado por outro ator por sinal, mas tem um background bem parecido com Sam o “Falcão”. Ambos são militares, ambos são pilotos, o uniforme dos dois é cinza e os caras dão uma ajuda para seus amigos Vingadores. É coincidência boba, só espero que pelo menos um deles ganhe destaque na equipe dos Vingadores principais. Para que eles não sejam apenas os aliados de aventuras menores. Meio estranho se ficar assim, não?

natasha

Viúva Negra

Viúva Negra surgiu em Homem de Ferro 2 como Natalie Rushman do departamento legal. Claro que depois descobrimos que ela era mais do que isso, uma agente da S.H.I.E.L.D para ficar de olho em Tony Stark e seu nome verdadeiro era Natasha Romanoff. Engraçado que tanto em Soldado Invernal como em Homem de Ferro 2 ela “flerta” com os protagonistas, claro que com segundas intenções. No caso de Tony, para descobrir mais sobre ele e no caso do Capitão apenas para distrair os guardas. Natasha não tem tempo para relacionamentos, pelo menos não com esses caras. Talvez alguém mais linha dura que nem ela. Vai saber.

fury

Nick Fury com mais tempo na telona

Tirando Os Vingadores, apenas em Capitão América 2 e Homem de Ferro 2 é que Nick Fury tem um papel além de uma participação especial. Em quase todo filme solo de herói da Marvel Fury só aparece na cena pós-crédito ou é citado, vide as aventuras de Thor. Contudo, nos dois filmes com dois no final que já falamos nesse post até dizer chega, pois é, é quando Nick Fury tem chance de mostrar porque ele é o pica das galáxias. Pelo visto 2 é o número de sorte do Sr.Fury.

rivais

Luta entre melhores amigos

Quer adicionar tensão em seu filme? Coloque grandes amigos em lados opostos para se esmurrarem. Tudo isso ganha mais dramaticidade se no fundo um deles não quer brigar. É o que acontece nos já tão citados filmes. Num caso temos Homem de Ferro vs Máquina de Guerra e no outro Soldado Invernal vs Capitão América. Em Homem de Ferro 2 a briga foi por conta de uma bobeira (quase como tudo naquele filme…), já em Soldado Invernal a coisa vai pra outro nível. É bom ver que mesmo quando a Marvel recicla ideias ela as aprimora.

howard

Howard Stark – O bigode fundador da S.H.I.E.L.D

A influência do pai de Tony Stark pode ser vista em todo universo cinematográfico da Marvel, mesmo já estando morto e enterrado faz tempo. Só em Capitão América: O Primeiro Vingador é que vimos o sujeito vivinho da silva, mas o cabra deixou um legado.  Homem de Ferro 2 e Soldado Invernal tem a coincidência de serem os dois filmes que nos mostram que Howard Stark foi um dos pais da S.H.I.E.L.D.  Se ao menos o cara soubesse o que isso ia dar…

garry

Garry Shandling – Um senador comum?

O que é bom de Soldado Invernal é que ele é um filme tão bom, mas tão bom que até melhora os outros projetos da Marvel que não foram lá essas coisas. Por exemplo, Garry Shandling surgiu em Homem de Ferro 2 como um senador mala que queria porque queria o projeto Homem de Ferro nas mãos do governo. Nenhuma profundidade foi dada pra ele naquele filme, apenas que ele era um burocrata. Mas em Soldado Invernal descobrimos que tem muito mais por trás de ser pé no saco na vontade de ter a tecnologia de Stark para si. Garry  acaba se tornado algo complexo. Quem diria, e olha que ele só tem duas cenas em cada filme. Dois é o número mesmo.

Como podem ver são algumas semelhanças interessantes, nada que vai mudar seu mundo, mas que mostra que os filmes de quadrinhos tem lá sua estrutura. Se bem que a execução em cada um deles é bem diferente. E para adicionar algo mais nessa matéria, fique com a lista do Capitão América em cada país. “Lista? Que lista?” você diz. Bem, aquela do começo do Capitão América 2: O Soldado Invernal, em vários países ela é diferente. Detalhe curioso que você checa abaixo. E para mais curiosidade da mega produção Soldado Invernal clique AQUI.

TPHZfQJ

Lista nos Estados Unidos

ALUJtuU

Lista na Rússia

adNXbEZ

Lista na Coréia do Sul

TH1pMEa

Lista na Inglaterra

wDaf6ev

Lista na França

YEHJDgs

Lista na Itália

AokNDJH

Lista no México

P16VefK

Lista na Austrália

llJMcmS

Lista na Espanha

vkCykUP

Lista no Brasil

Para saber sobre os personagens do filme O Soldado Invernal nos quadrinhos, cheque esse link. É isso e até mais!

 

Compartilhe!Share on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0
comentários
 
Deixe uma resposta »

 
  • Jhonatta Tavares
    abril 14, 2014 at 10:52 am

    Amigo, tanto o pulo sem para quedas, quanto o amigo negro, quanto a luta dos melhores amigos são característicos dos quadrinhos do Capitão. Não sei se é assim com o Homem de Ferro…

    Responder

    • Calhorda Explosivo
      abril 14, 2014 at 11:13 am

      Sim, são características dos quadrinhos do Capitão, sim. Só achei curioso haver essas semelhanças de estruturas em ambos os filmes. Contudo, é bom deixar claro que em O Soldado Invernal tudo é melhor executado. Mas valeu pela observação.

      Responder

Deixe uma resposta