75 comentários

Crítica – Ex Machina (2015, Filme britânico, Ficção científica)

by on abril 26, 2015
 

Compartilhe!Share on Facebook24Tweet about this on TwitterShare on Google+1

Não é estranho, criar algo que te odeia? – Ava

Sem previsão de estreia no Brasil. 1 hora e 48 minutos de duração.

Antes de mais nada, “Ex Machina” significa literalmente “surgido da máquina”. Agora vamos continuar com nossa programação normal.

O ser humano gosta de brincar com inteligências artificiais no cinema. É algo inevitável, não é mesmo? Vemos isso em clássicos como “Metrópolis” e “Exterminador do Futuro”, no longa que merecia mais atenção “Ela” (que propõe questões parecidas com de “Ex Machina”) ou o recente e bem intencionado, mas infelizmente não muito bom, “Chappie”. Esses filmes exploram o nosso desejo de criar vida igual a um deus e no provocativo longa “Ex Machina” não seria diferente. Como é comum em filmes de ficção científica que tem foco em robôs com inteligência, “Ex Machina” explora ideias sobre criação, consciência, emoção, verdades e mentiras. É um intenso suspense psicológico que gira em torno do relacionamento entre dois homens e uma robô.

Caleb (Domhnall Gleeson), um jovem programador de 24 anos na maior empresa de busca virtual do mundo (alguém disse Google?), ganha um concurso para passar uma semana em um refúgio privado na montanha que pertence a Nathan (Oscar Isaac), o CEO hipster e recluso da empresa. Ele vive numa mansão que parece ser uma base de vilão qualquer, e sua única companhia é uma assistente que não fala nenhuma palavra de inglês. De qualquer modo, quando Caleb chega ao remoto local, o jovem descobre que terá de participar de uma experiência estranha e fascinante no qual deve interagir com a primeira verdadeira inteligência artificial do mundo, alojada no corpo da sedutora robô Ava (Alicia Vikander). Pois é, Ava não possui apenas uma aparência humanoide, ela é extremamente feminina. Nathan a criou com um gênero por achar essa ideia divertida. E ainda programou a robô para reagir sexualmente a certos impulsos. Algo que obviamente gera uma tensão sexual entre Caleb e Ava. E Ava quer se aproveitar disso para fugir do ardiloso CEO. Já Nathan quer utilizar Caleb para verificar a autenticidade de Ava. Ela realmente possui uma consciência? Uma alma? Só vendo o longa para descobrir, mas continue lendo nossa crítica para ver se essa produção é do seu feitio.

Esse longa com protagonistas com nomes bíblicos tem um quê de jogo psicológico sexual e claustrofóbico. As cores e o ambiente vazio lembram o aclamado 2001: Odisseia no Espaço de Stanley Kubrick. Sem contar que a trama tem um bocado de referências ao mito grego de Prometeu e ao clássico literário e cinematográfico “Frankenstein”. “Ex Machina” é a estreia do roteirista Alex Garland (Extermínio, Dredd) na direção e esse cineasta não decepciona.

Ex-Machina-Download-Wallpapers

“Ex Machina” foi feito com modestos 13 milhões, algo humilde pelo menos para as produções desse nível. O visual do filme é espetacular, não perdendo em nada para produções que passam de 100 milhões. O longa é estiloso e provocador, e as pequenas pitadas de humor fazem com que o espectador fique preso na cadeira, aliviando o clima em certos momentos e baixando a guarda do público para outras surpresas.

Apesar dos atores estarem de parabéns por suas performances, tirando o protagonista que, infelizmente, possui uma atuação meio apagada e seu personagem é um tanto contraditório, o grande destaque de “Ex Machina” é o designer de som Glenn Freemantle. Glenn criou sons que variam do espetacular até ao aterrador, seja o barulho do andar de Ava ou o som da pele artificial da mesma sendo removida. É algo que ficará em sua memória.

Com poucos personagens na tela, tendo o trio principal, apesar dos pesares, bem desenvolvido, um ótimo visual e um clima tenso esse é um filme que tem tudo para te surpreender. É uma obra que te pega com perguntas filosóficas, momentos que quebram a quarta parede ou cenas hilárias que surgem do nada. Assustador e inquietante em algumas passagens, curioso em outras e cativante em toda sua duração. É uma produção única e que irá conquistar os fãs de ficção. Possui um ritmo mais lento que a maioria das produções atuais, o que pode não agradar quem está mais acostumado com blockbusters. Entretanto acho que “Ex Machina” conquista o público com seu andar mais lento de acontecimentos, pois isso ajuda a criar o ambiente inquietante do longa. De qualquer modo, se você busca ação, esse não é o filme para você. “Ex Machina” é como um bom jogo de xadrez, algo que te desafia e te deixa supondo o que acontece até o final.Quer dizer, tirando o próprio desfecho do longa, que é meio previsível. Novamente, o filme remete a uma partida xadrez, você sabe que tudo termina em um xeque-mate, mas o importante em “Ex Machina” não é o fim, mas sim a jornada.

Trailer legendado de Ex Machina (2015)

 

 

Compartilhe!Share on Facebook24Tweet about this on TwitterShare on Google+1
comentários
 
Deixe uma resposta »

 
  • marcelokohl
    maio 16, 2015 at 11:33 pm

    Sensacional esse longa. Poucos filmes prenderam tanto minha atenção. Achei as questões filosóficas que esse filme toca tão profundas quanto do filme AI. Tem muita coisa boa nesse filme. E sobre a empresa do Nathan, acho q é uma referência ao Facebook, pelo nome dela se chamar Blue Book.

    Responder

    • Marco Antonio
      maio 17, 2015 at 1:34 pm

      Nada haver cara pelo jeito não assistiu o filme mesmo m a empresa e de busca. Maior empresa de busca do mundo ou seja GOOGLE. O tempo todo falam de busca, perguntas e respostas durante todo filme. E vc larga essa de Facebook kkkkkk piada né?

      Responder

      • marcelokohl
        maio 17, 2015 at 1:42 pm

        Hummm, vc é do tipo que não gosta de ser contrariado e parte logo pra agressão quando isso acontece, interessante. Da pra ver de onde vem as incoerências no teu texto, como a idade do Caleb, que tem 26 anos, e não 24. Nem abrir o IMDB tu foi capaz pra escrever esse texto.

        Responder

        • Marco Antonio
          maio 17, 2015 at 2:00 pm

          Idade de caleb? Kkkkkk começou a delirar e apelar? Meu texto? Cara VC ta confundido as coisas kkkkkk eu não escrevi texto nenhum seu burro. Tá pegando ar e se enrolando todo. Já tá confundido as pessoas. Já tá pensando que ta brigando com o dono do post kkkkkk que idiota

          Responder

          • marcelokohl
            maio 17, 2015 at 2:06 pm

            Me enganei mesmo. Não percebi q tu era só um troll. Cai direitinho.


          • Marco Antonio
            maio 17, 2015 at 2:25 pm

            E você um otário que só ta aqui pra ter a resposta final sendo que sabe que ta errado e ta falando merda


          • marcelokohl
            maio 17, 2015 at 2:53 pm

            Aham, esse é vc também amigo, nois dois somos assim hehehehee


          • Marco Antonio
            maio 17, 2015 at 2:58 pm

            Eu também? Não colega só não sou mal educado de deixar meus fãs sem resposta, já te dei um cala boca agora só quero ver aonde quer chega rhauahua


          • marcelokohl
            maio 17, 2015 at 3:01 pm

            Ah, claro, da pra ver que tu não é mal educado. Desde o primeiro comentário teu.


          • Marco Antonio
            maio 17, 2015 at 3:07 pm

            é mesmo, ohhhh desculpa lhe magoei? huahauaa vai la cara digita mais um pouco , sem pausa pra lanche viu hauhaa


          • marcelokohl
            maio 17, 2015 at 3:13 pm

            já tomei meu café, mas realmente tas ficando chato cara. já fosse mais divertido


          • Marco Antonio
            maio 17, 2015 at 3:15 pm

            huahaua iiiiiii vai amarelar é hauahua entao cai fora hauahua dar bandeira branca vai hauhaua, ta pra nascer quem aguente hauhau


          • marcelokohl
            maio 17, 2015 at 2:07 pm

            Me sinto melhor agora, achei q gente como tu tivesse capacidade de escrever um artigo, ufa.


          • Marco Antonio
            maio 17, 2015 at 2:25 pm

            Você é um babaca que não tem o que fazer, por mim fico nessa brincadeira aqui ate se cansar mané


          • marcelokohl
            maio 17, 2015 at 2:55 pm

            to achando divertido tb, bom q o assunto nao acaba, parece que tu tem rancor o suficiente ai dentro de ti pra me chamar de burro até amanha, ehehehee


          • Marco Antonio
            maio 17, 2015 at 2:57 pm

            rancor? vc nao tem esse poder, sem falar que qual o assunto agora mesmo? já que lhe dei um cala boca. Bem! Vc so fala de sentimento, por acaso eh gay? Cara desculpa mas nao curto homem nao huahaua


          • marcelokohl
            maio 17, 2015 at 2:59 pm

            O q sentimento tem a ver com homossexualismo, quem pensou em gay foi tu, não eu. E também nao curto homens sexualmente, fica tranquilo. Mas pela tua preocupação, acho q tu não se definiu bem nesse assunto ainda, fica ligado, hehehehehe


          • Marco Antonio
            maio 17, 2015 at 3:08 pm

            Quem fala de coração aqui é vc amiguinho, olha sem preconceito viu, eu respeito sua opção, mas quero não ok, sei que vc ta ai sozinho querendo queimar a rosca mais nao curto isso nao, e larga do meu pe e deixa essa paixão platonica de lado kkkkkkkkk vc nao tem a minima chance, bem vou deixar vc latir mais esperar suas proximas latidas pra eu responder


          • marcelokohl
            maio 17, 2015 at 3:12 pm

            Tu só puxa esses assuntos cara, pq isso ein? Já disse q nao curto, mas acho q como tu toca tanto no assunto tu deve ter alguma inclinaçao, pesquisa na net ai pra ver sobre esse assunto, não se reprima velho.


          • Marco Antonio
            maio 17, 2015 at 3:15 pm

            ohhh todo viado tem esse mania crônica de querer passar a sexualidade dele pra o próximo, tudo isso é vontade é ?


          • marcelokohl
            maio 17, 2015 at 2:10 pm

            Pq sério, nao sacar q é o FaceBook a empresa q o filme se baseia pra criar a Blue Book, e ainda afirmar q é o google. sei nao ein


          • Marco Antonio
            maio 17, 2015 at 2:24 pm

            Bicho burro hauhaua só por que o facebook é azul? jkkkkkk O filme todo fala sobre uma empresa de busca, e você não sabe nem a ideia por trás do livro azul e ta ai deduzindo merda cara só você pensa isso bicho hauahua ate o diretor já afirmou que o conceito do filme é baseado sobre o GOOGLE


          • Marco Antonio
            maio 17, 2015 at 3:03 pm

            Aqui o texto de sua ignorancia, dizendo que a empresa é facebook, e agora ta apelando pra dizer que o filme cita o facebook de alguma forma, sendo que a pauta do debate era quem eh a empresa no filme em que o filme se espelha , e a resposta é? GOOOGLEEEE hauahuahuauaa! E agora que não tem argumento ta ai querendo debater que o filme fala um pouco de facebook tbm ai meu amigo eh problema seu e com outro pois a pauta aqui era quem era a empresa representada, e EMPRESA DE BUSCA MAIOR DO MUNDO È QUEM? GOOGLEEEEE, no dia que alguem disser FACEBOOK esse com certeza tera sido voc~e hauhauahuahuaa o único a falar uma merda desse, por isso que sei que vc nao é da área de tecnologia pois nem leigo diria isso. imagina um T.I


          • marcelokohl
            maio 17, 2015 at 3:06 pm

            Relaxa cara, se nao tu vai ter um infarto ai.


          • Marco Antonio
            maio 17, 2015 at 3:10 pm

            hauhauahua! que infarto cara, desculpa mais eu digito rápido esqueceu que sou da área então ta bem difícil você acompanhar meu ritmo, pessoas leigas como vc acha que digitar muito e rápido é sinonimo de stress, não tenho culpa se você cata milho, já disse bora rapaz acompanha o ritmo escrever pouco é fácil sinonimo de fraco, nem escrevendo pouco ta conseguindo responder tudo huahaua ohh fio tu é muito lerdo, bora tou esperando suas proximas latidas


        • Marco Antonio
          maio 17, 2015 at 3:06 pm

          Você é tão desatento que o dono do artigo tá la o nome, e você ta vendo o meu aqui e ainda acha que é a mesma pessoa isso é mesma coisa que achar que o maior buscador do mundo é o facebook huahaua agora entendo sua incoerência kkkkkk bora cara vamos ta cansando é ? huahaua tem pausa pra lanche não hauhau

          Responder

      • marcelokohl
        maio 17, 2015 at 1:45 pm

        E como se o facebook não fosse uma ferramenta de busca de PESSOAS. E a inteligência artificial que o Nathan cria é baseada em PESSOAS. Nada a ver, neh, devo ta viajando, rs.

        Responder

        • Marco Antonio
          maio 17, 2015 at 1:58 pm

          Burro Facebook não é ferramenta de busca idiota. Qualquer site tem ferramenta de busca. O Facebook não deixaria de ter. Mais o face não é um buscador e sim uma rede social. A ferramenta de busca conhecida e Google e a empresa e uma empresa de busca e o Facebook e uma rede social seu burro

          Responder

          • marcelokohl
            maio 17, 2015 at 2:03 pm

            eaheheahahaeaeh, fala com minha mão aqui :v
            Não vou perder meu tempo discutindo com um trouxa mal educado, q escreve um artigo cheio de falhas e ainda se achando o mais intelectual. Abs.


          • marcelokohl
            maio 17, 2015 at 2:11 pm

            Aham, busca no google sobre facebook e ferramenta de buscas q tu vai saber.


          • Marco Antonio
            maio 17, 2015 at 2:23 pm

            Ohh! Seu demente leia ai http://www.digitaltrends.com/movies/ex-machina-director-alex-garland-interview/ se não souber inglês vai traduzir, e vera que o próprio diretor e escritor do filme tem como ideia de fundo o GOOGLE dominando o mundo. Você é tão idiota que sabe que ta falando merda e não quer dar o braço , então filho da santa ignorância, pesquise no google ex machina sobre facebook e depois ex machina sobre google e verá se tem alguma lógica a merda que fala. Ou se não pesquise sobre facebook , google e veja a diferença dos dois idiota


          • marcelokohl
            maio 17, 2015 at 2:26 pm

            sério cara, pq tanta raiva no coração com um desconhecido. Ti faz sentir melhor se achar na rasão numa discussão com um cara q tu nem sabe quem é?


          • marcelokohl
            maio 17, 2015 at 2:28 pm

            A inteligencia artificial do filme é baseada nas reações humanas, ele fala isso uma hora, presta atenção no filme. E o facebook é o maior banco de dados de comportamento humano, tu nao sabe disso? E o nome Blue Book nao ti diz nada mesmo cara?


          • Marco Antonio
            maio 17, 2015 at 2:33 pm

            já viu o texto? Bem veja ok! Pois não preciso alongar isso, pois o texto fala por si só, ignoro qualquer coisa que não diz respeito a pauta, pois sei que depois de ver a merda que disse e o que o diretor do filme pensa, vc nem terá mais argumentos. e se não sabe inglês uso do tradutor do GOOGLE, ou seria do FACEBOOK? kkkkkkk


          • marcelokohl
            maio 17, 2015 at 2:39 pm

            Era aquilo o texto, esse texto nao afirma nada, só pq esse texto cita o google nao quer dizer q a empresa do filme foi totalmente baseada no google.


          • Marco Antonio
            maio 17, 2015 at 2:43 pm

            kkkkkkkkkk Eu disse que o filme foi totalmente baseado no google? O importante eh saber que o filme tem base no google e só era só isso que queria, simples ver vc admitindo que tem sim google e nada de FACEBOOK, a empresa era uma especie de FACEBOOK não era, a empresa era uma especie de GOOGLE, entendeu agora ignorante? E eu não escrevi esse artigo não burro, vc eh tão azoado que agora entendo por que nao entendeu nada do filme


          • marcelokohl
            maio 17, 2015 at 2:45 pm

            Que bom q tu nao escreveu esse artigo, peço desculpas ao autor por confundir ele a um troll. Mas como hj to de bom humor tou ti dando uma atenção pra ti não se sentir tão solitário.


          • marcelokohl
            maio 17, 2015 at 2:47 pm

            Mas eu nunca disse que nao tem nada de facebook no filme, daonde tu tirou isso camarada? Podes esbravejar a vontade ai, tenho minha convicção, e só mudo ela com uma carta aberta do Alex Garland dizendo q não tem nada de facebook e sim de google. Pode me chamar de burro a vontade, acho engraçado hehehe


          • Marco Antonio
            maio 17, 2015 at 3:00 pm

            hauahua agora já ta dizendo que tem google no meio? A empresa é tipo o GOOGLE e a discussão é essa, agora já ta querendo apelar pra ter um vestigio de facebook? kkkkk oh amigo nao apela, a discussão aqui é se a empresa era facebook ou google e vc ja sabe a resposta é o que basta o resto eh mi mi mi seu de perdedor apelão hauhauahua


          • marcelokohl
            maio 17, 2015 at 3:10 pm

            Ta ficando chato o assunto cara…


          • Marco Antonio
            maio 17, 2015 at 3:12 pm

            huahauaa claro! se a pauta já acabou, ja conseguir vc admitir o que queria, o resto foi assunto que vc quis puxar e que já nao tinha nda haver com a historia, desista que é mais fácil doe menos hauahua


          • marcelokohl
            maio 17, 2015 at 2:40 pm

            Acho q tu nao sabe o q diz, só quer ganhar a discussão pra se sentir melhor aí. Infelizmente pra ti ganhar essa discussão nao vai ti deixar mais educado com estranhos.


          • Marco Antonio
            maio 17, 2015 at 2:46 pm

            Não preciso ganhar nada, você já leu o texto e viu a merda que disse e já disse com todas suas palavras que o filme se basea sim no google, mas não TOTALMENTE, dããããã obvio o filme é sobre I.A e não sobre GOOGLE , a empresa no filme que é a GOOGLE, só que com outro nome para fazer parte do filme. O que importa já aconteceu vc admitiu hauhaua simples não tenho mais o que falar agora só olhar seu mi mi mi bostético


          • Marco Antonio
            maio 17, 2015 at 2:30 pm

            Facebook não é ferramenta de busca, ele tem uma ferramenta de busca como todo site, diferente do GOOGLE que é a pioneira nisso, e tem uma ferramenta exclusiva para isso , hoje se trata de um conglomerado de várias empresa, mais basicamente é conhecida é conhecida pelo maior buscador do mundo, e com certeza responsável por mais de 80% das informações que circulam no mundo, tirando a camada escura da net ou as subcamandas. que não vou entrar em detalhes por que você nem da área é então na vou discutir isso com ignorante


          • marcelokohl
            maio 17, 2015 at 2:34 pm

            Papagaisse


          • Marco Antonio
            maio 17, 2015 at 2:43 pm

            kkkkkkkkk Ohhh é um otário mesmo


          • Marco Antonio
            maio 17, 2015 at 3:04 pm

            Bora cabra vai fica ai catando meus comentários para responder isso huahaua faz passar meu tempo, adoro um zé mané desocupado pegando ar hauhaua


          • marcelokohl
            maio 17, 2015 at 3:09 pm

            Sei q sim, pq tu é troll e perdeu a discussão, daí fica nessa. Mas eu tava entediado hj mesmo…


          • Marco Antonio
            maio 17, 2015 at 3:13 pm

            perdi? em que parte? se vc mesmo confessou que a empresa eh GOOGLE mesmo hauahua e veio com a apelação de que o filme nao fala TOTALMENTE do google, claro o filme é sobre I.A e não GOOGLE, entao vc confirmou que o filme se basea no GOOGLE e a empresa é sim GOOGLE, pedi aonde mesmo? hauhauaua


        • Marco Antonio
          maio 17, 2015 at 2:03 pm

          E baseado em consciência humana e não em fotinha postadas seu ignorante. Kkkkk um robô baseado em busca de pessoa. Grande aprendizado teria Ava. Vai estudar I. A, mané.

          Responder

      • marcelokohl
        maio 17, 2015 at 1:46 pm

        Acho que quem não prestou atenção direito no filme foi vc. : )

        Responder

        • Marco Antonio
          maio 17, 2015 at 1:56 pm

          você um grande piadista não tem argumentos e vem falar merda. Desde quando Facebook agora é ferramenta de busca? Assistir o filme hj colega. Vai assistir de novo que vx tá lélé da cuca

          Responder

        • Marco Antonio
          maio 17, 2015 at 2:26 pm

          Você que não prestou otário

          Responder

          • marcelokohl
            maio 17, 2015 at 2:30 pm

            mimimi boce que bao brestou obario.


          • Marco Antonio
            maio 17, 2015 at 2:44 pm

            Ohh tadinho tenho pena desse povo burro, que nem da área é vir discutir tecnologia huahaua e ainda pirando achando que eu que escrevi o artigo, obrigado por me achar tão importante huahaua já que você não passa de um visitando mal informado


          • marcelokohl
            maio 17, 2015 at 2:53 pm

            Tu tens tanta certeza q não sou da área de tecnologia como tem certeza de q a blue book é uma referencia direta ao google, isso diz tudo. Tu nem me conhece pra ter certeza disso. tb nao conhece direito o filme.


          • Marco Antonio
            maio 17, 2015 at 2:59 pm

            Você não é da área mesmo não e vc sabe nada do filme hauhaua


          • marcelokohl
            maio 17, 2015 at 3:07 pm

            Falou a mae dina q adivinha a profissão das pessoas.


          • Marco Antonio
            maio 17, 2015 at 3:14 pm

            Cara só de você não retrucar e ficar desviando o assunto se sabe que não é, se vc é então diga qual a sua ? todos que é diz logo o que faz deixa de ser mané zé ruela hauahuaua


        • Marco Antonio
          maio 17, 2015 at 3:04 pm

          Cansa não cara, boa acompanha o ritmo hauhaua sei que ta ai se matando de digitar hauhauha

          Responder

          • marcelokohl
            maio 17, 2015 at 3:08 pm

            haehaaehaeh, essa foi boa! comportamento troll nivel 5


          • Marco Antonio
            maio 17, 2015 at 3:13 pm

            huahauaua só tem esse vocabulário? já sei aprendeu hj né? ai ta na modinha ainda hauuahua nivel 100 de orgulho hauha


    • Marco Antonio
      maio 17, 2015 at 3:01 pm

      Eu tou achando que to gamou em mim , cara larga de meu pé carrapato huahaua! Deixa de me dar ibope, vai beijar uma mulher bicho feio huahau

      Responder

      • marcelokohl
        maio 17, 2015 at 3:05 pm

        Ein? Qq isso tem a ver com o assunto? Mas pra tu achar q eu gamei em ti tu deve ter algum interesse nisso, mas já ti falei q nao curto cara. Não precisa tocar nesse assunto, a menos q isso seja uma insegurança tua.

        Responder

        • Marco Antonio
          maio 17, 2015 at 3:06 pm

          já falou que nao curte que horas se é a primeira vez falado nisso? huahauaua o cara já disse vai namorar vai larga do meu pé huahaua

          Responder

          • marcelokohl
            maio 17, 2015 at 3:14 pm

            além de inseguro com tua sexualidade tu sofre de falta de memória velho.


          • Marco Antonio
            maio 17, 2015 at 3:17 pm

            kkkkkkkk Ainda aqui? huahaua não tava chato? e ainda ta aqui? huahaua então ta vamos lá


          • Paulo Mattos
            maio 24, 2015 at 2:47 pm

            maior discussão que eu ja vi ‘-‘
            Obviamente, o filme tem como base o GOOGLE, mas faz uma parodia com o nome de facebook.


          • Marco Antonio
            maio 24, 2015 at 3:23 pm

            Uma coisa é paródia outra coisa é afirmar que a empresa do filme retrata o Facebook. E o próprio diretor afirma que é baseado no Google. O mané lá em cima queira questionar isso. Maior buscador do mundo ele disse que é o Facebook kkkkkk nem vou discutir mais isso que já perdeu a graça.


  • Marcus
    maio 17, 2015 at 2:01 am

    Que merda de final.. achei q ia rolar uma amor futurista.. mas valeu o tempo perdido.

    Responder

  • Felipe
    julho 12, 2015 at 5:34 am

    Os caras brigando por causa do filme, enquanto a Ava ta se divertindo por aí.
    Oque ela pensaria lendo esses comentários?
    Kkkkkkkkkkkk
    Tipo: –Humanos, kkkkkkk

    Responder

  • Walter Campos
    agosto 21, 2015 at 10:56 am

    Parece um pequeno grupo de alienados discutindo sobre algo que não entenderam….pura perda de tempo esse papo….

    Responder

Deixe uma resposta