2 comentários

Inumanos – A nova aposta da Marvel no cinema

by on agosto 14, 2014
 

Compartilhe!Share on Facebook13Tweet about this on TwitterShare on Google+0

Os principais grupos de super-heróis da Marvel nas HQs são os X-men, Quarteto Fantástico e os Vingadores. Quando vendeu os direitos dos dois primeiros para a Fox na década de 90 quando a empresa estava falida, o estúdio de cinema da Marvel teve que lidar com o que tinha em mãos. A aposta óbvia foi os Vingadores, que depois de anos construindo toda a base do grupo resultou em um dos mais marcantes e lucrativos filmes de super-heróis até então.

Há pouco tempo fomos surpreendidos com o improvável, porém excelente filme dos Guardiões da Galáxia. Antes do longa, essa equipe era do terceiro escalão da editora, sem grande representatividade dentro do universo das HQs (leia mais sobre eles aqui). Com isso a Marvel provou que com um planejamento bem realizado e uma boa história até um material desconhecido tem potencial de se tornar um ótimo filme. Mas e depois disso?

A Marvel possui diversas outras equipes de menor relevância em seu universo, mas dentre essas a mais conhecida é provavelmente os Inumanos. Talvez eles também sejam a resposta mais próxima que o estúdio pode dar em relação ao sucesso dos filmes dos X-men realizados pela Fox. Sendo assim seria lógico tentar emplacar algo similar com a equipe dos  Inumanos.

A origem dessa equipe tem elementos semelhantes aos Filhos do Átomo, com poderes e aparência incomuns, mas principalmente por serem algo desconhecido dos humanos. Vivendo de forma isolada e fechada a qualquer contato com o mundo exterior, a sociedade Inumana desenvolveu uma estrutural social e cultural totalmente diferente das demais civilizações.

inumanos 2

A origem dos Inumanos:

Durante o início da guerra entre as raças alienígenas Kree e Skrull, um cientista Kree que realizava pesquisas para desenvolver seres superpoderosos e acelerar o processo evolutivo de sua própria raça. Em certo momento, ele descobriu que o material genético dos terráqueos carregava um potencial evolutivo investido neles pelos Celestiais. A partir disso ele começou a realizar experiências em humanos. Apesar de ter grande êxito em suas pesquisas, inclusive criando uma nova raça humana com poderes extraordinários, os Kree abandonaram a pesquisa sem razões claras.

Esses novos espécimes, conhecidos como Inumanos, passaram a se organizar em uma sociedade própria, isolada do resto da humanidade. Em pouco tempo eles atingiram avançados níveis evolutivos e tecnológicos comparado com o visto no resto do planeta. A sociedade Inumana expõe seus indivíduos a um processo de mutação instantâneo através das névoas terrígenas, que lhes fornece poderes, mas também pode gerar alterações físicas, algumas delas deformações. Os resultados são inesperados e variam drasticamente de pessoa para pessoa. Dependento do tipo de poder o indivíduo é alocado em certa função dentro da sociedade, segregando a população em rígidos sistema de castas.

A existência até então secreta ao resto do planeta Terra veio à tona quando os Inumanos tiveram que interagir com outros heróis, quando ajudaram a conter ameaças que colocavam em risco a existência do planeta. A civilização Inumana se desenvolveu nos escombros da cidade perdida de Atlântida. Mas graças aos poderes desses seres essa cidade antes submersa já foi realocada em diversos pontos do mundo e até fora dele. Em uma área da Lua, graças a uma redoma de oxigênio, se encontra alguns Inumanos.

Os principais personagens dos Inumanos são compostos pela família real de Attilan.

raiomedusakarnak

Da esquerda para direita: Raio Negro, Medusa e Karnak.

Raio Negro – líder e rei dos Inumanos, Raio Negro é um dos seres mais poderosos do universo Marvel. Com as habilidades de voo, manipulação de energia e descargas sônicas emitidas através de sua voz. Esse último poder impossibilita o soberano Inumano falar com qualquer pessoa, pois poderia com um mero suspiro destruir cidades inteiras.

Medusa – esposa de Raio Negro, Medusa tem uma forte ligação com seu marido, conseguindo interpreta-lo apenas observando seu semblante. A rainha dos Inumanos é dotada da habilidade de controlar telepaticamente cada fio de sua longa e volumosa cabeleira vermelha.

Karnak – o principal conselheiro de Raio Negro, Karnat possui uma percepção extrassensorial, possibilitando-o de detectar os pontos fracos de qualquer objeto ou indivíduo a sua volta.

gortircisden

Da esquerda para direita: Gorgon, Triton, Cristalys e Dentinho.

Gorgon – primo de Raio Negro, Gorgon tem metade de seu corpo similar a de um animal com cascos. Com um mero bater de cascos, ele pode criar pequenos terremotos que desestabilizam seus oponentes.

Triton – irmão de Karnak, Triton foi exposto às névoas terrígenas quando tinha apenas um ano de idade. Diferente dos demais Inumanos que são expostos durante a adolescência. E acabou emergindo como uma criatura com de características aquáticas (dignas do monstro da Lagoa Negra), que o permitem resistir a altas pressões e a baixais temperaturas submarinas. Também possui um nível elevado de força, mas precisa de recursos artificiais para se manter vivo fora d’água.

Cristalys – irmã mais nova de Medusa, essa Inumana possui o dom de controlar os quatro elementos básicos: ar, fogo, água e terra. Apesar de proibido, Cristays teve um relacionamento amoroso com o Tocha Humana do Quarteto Fantástico e posteriormente casou com o mutante Mercúrio, com o qual teve sua filha Luna.

Dentinho – o único animal já exposto as névoas terrígenas, Dentinho é o mascote da família real. Esse cachorro possui a habilidade de realizar teletransporte individualmente ou acompanhando, indo desde longas distâncias até através do espaço e outras dimensões.

inumanos 3

Seguindo a fórmula que a Marvel vem adotando no cinema até agora, é certo que a adaptação suavize e até remova alguns dos temas das HQs. Principalmente a parte que se refere a segregação e sistema de castas sociais, que realmente não cabem em um tom mais leve e simples. Outro grande desafio será como eles vão fazer para lidar com o fato do principal personagem, o líder da equipe Raio Negro, não poder falar devido a seu poder.

Agora é esperar por informações oficiais da Marvel, mas tendo em vista a política de uma continuação e um lançamento por ano, com Homem Formiga e provavelmente Dr. Estranho já em produção, o filme dos Inumanos deve entrar na fila e com isso levar mais alguns anos para ser lançado.

Compartilhe!Share on Facebook13Tweet about this on TwitterShare on Google+0
comentários
 
Deixe uma resposta »

 

Deixe uma resposta