0 comentários

Mês do downgrade louco!

by on março 21, 2014
 

Compartilhe!Share on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0

Quem nunca se enganou com imagens de divulgação e vídeos editados sobre algum jogo? Bem tal prática é comum no mercado dos vídeo games, mas nesse último mês tivemos dois evidentes downgrades gráficos de duas franquias importantes.

A primeira é o tão aclamado Dark Souls 2, o qual a versão final acabou tendo gráficos significantemente inferiores aos vídeos demonstrativos divulgados antes do lançamento. Rolou tanta discussão que até a From Software fez um pronunciamento explicando que a diferença aconteceu devido a remoção na versão final do sistema de iluminação mais realista, devido à falta de tempo e dinheiro. Fiquei com um vídeo comparativo das versões:

Realmente é uma pena, porque esse sistema de iluminação deixava o jogo claramente mais polido e bonito. Entretanto as críticas especializadas afirmam que Dark Souls 2 continua sendo uma experiência marcante e graficamente tão bao quanto o seu antecessor. Dark Souls 2 já está disponível para PS3 e Xbox 360 e terá sua versão para PC em abril desse ano – que terá pequenas melhorias gráficas, mas também não será como a versão demo.

O segundo foi o ainda nem lançado game sandbox da Ubisoft, Watch Dogs. O primeiro vídeo do título liberado na E3 de 2012 j mostrava uma qualidade gráfica sem igual para a época, criando uma imensa expectativa pela potencial da nova geração. Pois é, mas o balde d’água foi lançado recentemente, com um novo vídeo das versões de PS4, Xbox One e PC – que demonstra um claro downgrade gráfico. Segundo informações os efeitos de iluminação, física e quantidade de objetos na tela serão todos afetados. Segue um trailer comparativo das versões:

Versão atual PS4 (carro laranja) X E3 2012 (carro vermelho)

Vale lembrar que não é a primeira vez que a Ubisoft faz isso, Far Cry 3 também é criticado pelos mesmos problemas. O pior, é que no caso de Downgrade dogs o fator “que foda!” do jogo se devia muito na parte gráfica. Lembrando que o jogo tinha data de lançamento para final de 2013, junto com o lançamento do PS4 e Xbox One, mas acabou adiado para maio desse ano. Mas ainda mantenho minha aposta que Watch Dogs será um dos grandes jogos de 2014.

Bem não sou desses jogadores que ficam contando o número de pixels na tela, e quantos frames por segundo um jogo roda, mas gráficos importam sim. Não é o único fator, e nem mesmo o mais importante, mas é passo comum e esperado no mercado de jogos. Mas o que conta mesmo é que Dark Souls 2 é foda 😀

 

 

Compartilhe!Share on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0
Seja o primeiro a comentar!
 
Deixe uma resposta »

 

Deixe uma resposta