0 comentários

Os Simpsons – 5 episódios marcantes

by on março 11, 2015
 

Compartilhe!Share on Facebook1Tweet about this on TwitterShare on Google+0

O que falar de uma família amarela, disfuncional e que já está na TV à 26 anos? Simpsons é o desenho animado mais longo da história e também um dos melhores programas humorísticos já feitos. Tudo bem que a série já deveria ter acabado faz um longo tempo, revisitando as mesmas piadas e sem o mesmo impacto de antes, mas parece que a inércia a impede de terminar. Porém, essa tamanha fama tem seus motivos, durante longos anos (chutaria até a 10 temporada pelo menos) o seriado tinha críticas, piadas e referências excepcionais. Devido a isso resolvi escolher alguns episódios marcantes… e foi uma árdua tarefa, pois a cada momento lembrava de outros bacanas capítulos, porém por enquanto me limitei a esses cinco. E sim, quase todos são do Homer.

A Ameaça (S05E02)

s01

Simpsons é famosa por suas paródias de séries, filme e contos. Esse episódio em especial segue com uma proximidade absurda o filme Cabo do Medo de Martin Scorsese, com várias situação semelhantes e até posicionamentos de câmera idênticos. Em vez de Robert De Niro temos Sideshow Bob como o culto e psicopata que busca sua vingança contra Bart, após o mesmo ter desmascarado seu plano contra Krusty.

Homer vai ao colégio (S05E03)

s02

Apesar do título em português do episódio, na verdade Homer volta a universidade. Depois de uma inspeção surpresa na usina nuclear, Homer se vê obrigado a retomar os estudos para manter o cargo de inspetor de segurança. Lá ele conhece um grupo de nerds e planeja curtir a vida de universitário, todavia acaba se metendo em vários apuros. O capítulo faz referência nítida aos filmes de adolescentes universitários dos Estados Unidos, com o “ódio pelo reitor” e aprontar peças em outras fraternidades e etc.

Casa dos Horrores V (S06E06)

s03

Desde a segunda temporada, os Simpsons introduziram um especial de dia das bruxas. Usando como base contos e filmes de terror/ficção científica, esses episódios são um destaque por si só, sempre retratando três curtas histórias por especial. Nessa quinta empreitada temos três excelentes histórias – O Brilhante (baseado no filme O Iluminado de  Stanley Kubrick) – “Sem TV e sem bebida faz Homer ficar louco!”;  Tempo e Castigo (paródia do conto “A Sound of Thunder” de Ray Bradbury) – Homer volta no tempo e cria várias realidades alternativas; Hora do Lanche (paródia do filme Soylent Green de Richard Fleischer). Essas bizarras e interessantes histórias combinadas ao humor tornaram esse especial um dos meus episódios favoritos… vale lembrar também que o zelador Willie morra a machadadas em todas as três partes.

Homer Tarado (S06E09)

s04

Depois de ir a uma feira de doces e roubar a precisa bala Vênus de Millo, Homer é acusado de molestar sexualmente a babá das crianças ao dar uma carona para a moça até sua casa. O que a moça acreditava ter sido uma apalpada, na verdade foi Homer retirando o raro doce que havia prendido em sua bunda “Ah… doce traseiro!!!!”. Depois de ser publicamente massacrado pela mídia, Homer consegue provar sua inocência e faz as pazes com TV. O capítulo retrata muito bem a mídia tendenciosa em querer explorar o assunto sem ter provas concretas – a parte da entrevista e o filme “baseado em fatos reais” são os melhores momentos.

Homer, o grande (S06E12)

s05

Uma sociedade secreta, repleta de intelectuais, que se unem em prol de guiar a sociedade em um caminho de sabedoria e crescimento contínuo… isso é tudo que os Lapidários não são. Na verdade eles passam todo o tempo jogando e comendo. Homer descobre a existência dessa organização e decide se tornar um membro… mas logo após ser aceito ele é quase banido, porém um sinal indica que Homer é “o escolhido”. Lisa incentiva seu pai a tornar a ordem uma força útil para a sociedade, o que não agrada os agrada e decidem então formam uma nova organização “O Clube sem-Homers”. O destaque do episódio fica para o processo de iniciação dos novos membros e a música dos lapidários.

Aproveitando fica a dica do excelente blog Simpsons Brasil, com bastante material e um acervo gigantesco de episódios do seriado. Bem, uma série com mais de 500 episódios certamente deixei muitos de fora (talvez eu faça outra lista futuramente). Esqueci do seu favorito? Deixe qual é nos comentários. Fica também a homenagem a Sam Simon, cocriador da série, que faleceu esse ano.

 

Compartilhe!Share on Facebook1Tweet about this on TwitterShare on Google+0
Seja o primeiro a comentar!
 
Deixe uma resposta »

 

Deixe uma resposta