3 comentários

Persona 4 – The Golden Animation: O anime com o conceito mais estranho que existe

by on julho 18, 2014
 

Compartilhe!Share on Facebook204Tweet about this on TwitterShare on Google+1

Veja porque esse é o anime que “não te quer” se tu não for PhD em Persona 4

Colocar esse título na matéria pode parecer exagerado, pois há animes em que o tema central é a produção de pão (Yakitate!! Japan), comprar namoradas numa  máquina de vendas (Akikan), sua mão ser sua namorada (Midori no Hibi. E não, não é o famoso “cinco contra um”, mas sim uma pessoa virar sua mão…) e anime que  é feito para “assistir” dormindo (Sleeping with Hinako). Então por que Persona 4 – The Golden Animation (P4GA para os íntimos), segunda série animada baseada no game Persona 4, do saudoso Playstation 2, seria a coisa mais bisonha no meio desse mar de trecos que até o capiroto duvida? Simples, porque o conceito de The Golden Animation não é ser um simples remake, e sim um “new game +”. “Cuma? Que diacho é isso?” tu se pergunta. Bem meu jovem, quando você termina certos RPGs, principalmente J-RPGs, é possível recomeçar a jornada com o seus status de quando você terminou o jogo pela primeira vez. Então a segunda jornada, mesmo quando ela tem dificuldade mais elevada, costuma ser mamão com açúcar. Jogos como Chrono Trigger exploram isso muito bem, permitindo que você só alcance outros finais numa segunda ou terceira jogatina.

persona4

Os carismáticos protagonistas do universo de Persona 4

Ok, voltando ao tema do post, em P4GA o personagem principal, Yu Narukami, já esta com o status no máximo e é um “senhor fodão”, level 99. Para completar, eles brincam com a ideia de que ele, assim como um jogador quando joga em uma segunda jornada de um game, já sabe o que vai acontecer. Aliás, nesse anime, tanto Yu quanto Margaret, e possivelmente Igor, já sabem que essa é uma “segunda visita” aos acontecimentos. Por exemplo, há uma cena em que Yu é mostrado a “nova turma” na sala de aula, o protagonista ficava intimidado pelo professor Morooka na primeira série da animação, Persona 4: The Animation. Mas em The Golden Animation, como essa versão é um “new game+”, ele já é bem mais confiante (coragem no máximo) e sabe qual é do cara, e então encara o fessor. Se bem que, além do Yu tá “pica das galáxias”, há outro diferencial. O anime aproveita para se basear mais no remake de Persona 4, o Persona 4 Golden para o Playstation Vita. Então a animação dá pulos temporais gigantes na história, se você não jogou o game ou não viu a primeira série de Persona 4 vai ficar perdido. P4GA foca mais, mas não apenas, nos acontecimentos únicos na versão do PS Vita, como tirar carteira de motorista, passeio na praia, Halloween, etc. E, além disso, o principal “social link” (relacionamento) dessa versão é com a misteriosa Marie, personagem exclusivo da versão de PS Vita nos games e, consequentemente, não presente na primeira série de animação. Pois é, coisas que só o Japão pensa e faz por você. Nunca mude Japão, seu lindo… Lindamente estranho.

Acaba que esse anime é feito para super fãs de Persona 4, e é praticamente uma mega piada interna. Sim, é bacana, mas não é para qualquer um. Se você é fã de Persona 4, é certo que vai gostar dessa obra baseada no puta game fodástico  da Atlus (e com uma trilha sonora matadora também). Mas se você nunca ouviu falar dessa budega antes, faça um favor a você mesmo e vá jogar um dos games de P4 ou ver a primeira série do anime, mas não pule de paraquedas nessa joça. Senão vai ficar mais perdido do que o Fred na Copa de 2014 (hurray, datando a piada ruim). Para finalizar, fique com uns vídeos mostrando uma pequena dose da diferença entre a animação Persona 4: The Animation e Persona 4: The Golden Animation.

A primeira batalha de Yu em Persona 4: The Animation

O primeiro combate de Yu Narukami em Persona 4: The Golden Animation

Compartilhe!Share on Facebook204Tweet about this on TwitterShare on Google+1
comentários
 
Deixe uma resposta »

 
  • Hudson De Jotas
    julho 18, 2014 at 7:40 pm

    Realmente é somente para quem conhece o game para quem não conhece vai ficar boiando mesmo !!!!

    Responder

  • Dargos
    julho 18, 2014 at 8:47 pm

    É como se fosse uma segunda temporada do P4A, só quem vai entender de verdade é quem assistiu a primeira “temporada”

    Responder

  • Luiz Fernando Teodosio
    julho 19, 2014 at 11:20 am

    Eu não joguei o a versão Golden, mas, no primeiro capítulo, achei que eles queriam mais era modificar a versão tímida do Yu para alguém extrovertido (coisa que dá pra fazer no jogo). Claro, que os atributos sociais dele estão bem maiores. E o desenvolvimento do anime não nem um pouco didático para quem não conhece a série.

    Responder

Deixe uma resposta