0 comentários

Pink Floyd lançarão novo álbum ainda este ano

by on julho 10, 2014
 

Compartilhe!Share on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0

Polly Samson, esposa do cantor-guitarrista do Pink Floyd, David Gilmour, surpreendeu os fãs da banda quando anunciou no Twitter (onde mais seria hoje em dia?), assim como quem não quer nada, que um novo disco de inéditas dos caras estava a caminho. Isso foi no final de semana. Na segunda-feira (07/07), eis que a gravadora Columbia Records confirma: vai rolar mesmo. Não era sonho. O lançamento será em outubro. E o título da bolacha será “The Endless River”. Cara, já faziam 20 anos que eles não lançavam um disco de inéditas, haja expectativa em cima desse novo projeto.

“The Endless River” tem como base sessões de gravação de 1994, segundo Polly Samson. Ela descreveu o trabalho como “o canto do cisne” de Richard Wright, o tecladista que morreu em 2008. Richard Wright era também vocalista de várias músicas dos Pink Floyd, além de ter sido o autor de canções do grupo britânico de rock progressivo como “The Great Gig in the Sky” e “Us and Them”, de “Dark Side of the Moon”.

Durga McBroom-Hudson, cantora ligada ao grupo nos anos 1980 e 90, também é outra fonte que confirma a gravação em uma mensagem no Facebook . Ela diz que “a gravação [do que agora é “The Endless River”] começou de fato durante as sessões de “The Division Bell” (e sim, era o projeto paralelo originalmente intitulado “The Big Spliff”). É por isso que há faixas de Richard Wright nele. Mas David e Nick fizeram muito mais desde então. Originalmente era para ser um álbum completamente instrumental, mas eu entrei [no processo] em dezembro e cantei em algumas faixas”.

“The Endless River” sucede assim ao que parecia ter sido o derradeiro álbum de originais dos Pink Floyd, “The Division Bell”, que data exatamente de 1994 e que foi relançado este mês com uma nova edição de luxo.

Representada agora por David Gilmour e Nick Mason depois da morte de Wright e de Syd Barrett (em 2006), a banda britânica que estreou com Pipper At The Gates of Dawn (1967) tem um catálogo que conta com 14 álbuns de estúdio e três discos ao vivo. O co-fundador, baixista e vocalista dos Pink Floyd, Roger Waters, abandonou a banda em 1985, embora tenha voltado à mesma para algumas participações ao longo dos anos, e tem levado o emblemático “The Wall” em turnê mundo  afora.

Desde sua criação em 1965, o Pink Floyd vendeu quase 250 milhões de cópias de discos. Dentre os álbuns mais conhecidos, estão “Dark Side of the Moon” e “Wish You Were Here”. A última vez em que Waters, Nick Mason, Richard Wright e David Gilmour tocaram juntos ao vivo foi em 2005. Como esperado pelos fãs, Roger Waters não deve participar de “The Endless River”.

Aproveite e relembre alguns sucessos do Floyd:

Para mais novidades do mundo da cultura pop, continue acompanhando o vagantePop.

Compartilhe!Share on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0
Seja o primeiro a comentar!
 
Deixe uma resposta »

 

Deixe uma resposta