0 comentários

Quem foi o cara que mais mudou dos livros para a telinha? George R. R. Martin responde!

by on dezembro 7, 2013
 

Compartilhe!Share on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0

Ao adaptar qualquer obra de uma mídia para outra, tenha certeza que haverá mudanças. Ainda mais se a obra em questão for os calhamaços conhecidos como “As Crônicas de Gelo e Fogo” ou “Guerra dos Tronos”, título do primeiro livro que acabou por virar o nome da série por inteiro no famoso seriado da HBO.  Para George R.R Martin, o autor dessa epopeia, a adaptação das páginas para a televisão tem sido feita de uma maneira praticamente perfeita e com mudanças insignificativas. Bem, teve um personagem que mudou demais.

Todo mundo sabe que Martin não tem frescura de passar a faca em suas criações, e essa “crueldade” o fez ser entrevistado recentemente pela BBC no documentário sobre o lendário escritor e diplomata do período Renascentista, Nicolau Maquiavel, mais conhecido atualmente pela suas técnicas tapa na cara na área da politicagem. Durante essa entrevista Georgim falou sobre a influência de Maquiavel em suas obras, e qual personagem de “As Crônicas de Gelo e Fogo” seria o mais maquiavélico. E qual seria essa figura? Se você acompanha os livros já sabe, ele atende pela alcunha de Petyr “Mindinho” (Littlefinger no original) Baelish, o personagem mais maquiavélico de “Game of Thrones”. O autor aproveitou o espaço para falar que Mindinho (interpretado por Aidan Gillen na telinha) foi o personagem  que mais mudou na transição para a TV, confira o que o velho escritor tem a dizer sobre o tal abaixo:

“O Mindinho da televisão e o Mindinho dos livros são personagem bem, bem diferentes. É a personagem que mais difere da adaptação entre o livro e a televisão. Houve uma fala em um episódio recente do seriado onde, ele nem estava presente, duas pessoas estão discutindo sobre Petyr e um dos cabras diz ´É, ninguém confia no Mindinho´ e ´Mindinho não tem amigos´. E isso é um fato para o Mindinho da TV, mas certamente não é verdade para o Mindinho do livro. No livro, todos confiam no personagem. Todos confiam nele porque o personagem aparenta não ter poder nenhum, ele é muito amigável e muito solicito. Ele ajuda Ned Stark quando esse vem para a cidade, ele ajuda Tyrion, de certo modo, e ele ajuda os Lannisters. Ele sempre esta pronto para ajudar, para angariar fundos. O cara ajuda Robert, rei Robert depende dele para financiar todos os seus banquetes e torneios, sem contar as outras áreas, porque Mindinho sempre consegue arrecadar dinheiro. Então, ele é um sujeito muito amigável. Mas é claro que tem aquela coisa maquiavélica . Todo mundo confia nele, todo mundo depende dele. Ele não é uma ameaça. Mindinho esta ali apenas para ajudar, ser o cara engraçado, aquele que você pode chamar para fazer o que tu quiser, e arrumar grana ainda por cima, e com isso ele cai na graça dos outros e sobe cada vez mais ao poder como resultado.”

Littlefinger

Aidan Gillen  o interprete de Mindinho/Littlefinger no seriado

O contraste com a TV é grande, lá Mindinho é a causa direta da queda de vários personagens, incluindo Ned Stark. Ele não é o único personagem com variação da obra original, mas é com certeza a mais gritante. Uma vez estava falando com meu amigo Melliache e ele disse uma coisa certeira, eles tornaram Mindinho em um vilão obvio, daqueles que enrolam o bigode.

Para mim há mudança que mais incomoda é a Shae. Ok, no seriado deram mais profundidade pra ela, que normalmente seria legal. Entretanto dar mais tons a ela e torna-la mais cativante, tira uma certa complexidade do Tyrion. O olhar cego e ingenuidade que o anão, normalmente tão sagaz e esperto, mostra em relação a ela nos livros, mesmo sendo tão evidente que ela não o ama de verdade e só o quer pela promessa de boa vida, mostra o quão ele é frágil em relação ao amor de verdade.  Loras também outra alteração estranha, pois deixa-lo o promiscuo entra em conflito direto com o voto de celibato que ele fez quando seu amor Renly morreu. E acredite, Renly é o mundo de Ser Loras nos livros.

Entretanto como dito antes, mudanças são inevitáveis, e nem todas vão agradar, mas em geral a HBO tem feito um ótimo trabalho. E para vocês, quais são as mudanças que te deixam encucado?  E quais agradaram?

Compartilhe!Share on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0
Seja o primeiro a comentar!
 
Deixe uma resposta »

 

Deixe uma resposta