2 comentários

Crítica + Análise do mistério de Five Nights at Freddy’s 4 (Steam)

by on julho 24, 2015
 

Compartilhe!Share on Facebook88Tweet about this on TwitterShare on Google+0

A franquia Five Nights at Freddy’s não tem freios pelo visto. Em menos de um ano foram 4 jogos meu amigo. Esse pequeno simulador de ataque cardíaco indie conquistou a comunidade de youtubers que gostam de exagerar na reação de susto e garantiu milhares de fãs com sua misteriosa história. Agora parece que chegamos a seu capítulo final. Em Five Nights at Freddy’s 4 você não joga em uma pizzaria Freddy ou em um local simulando a famigerada cadeia de pizzas onde ocorreu a morte de diversas crianças. Não, dessa vez o game se passa dentro de uma casa. Você joga com um jovem guri, fã incondicional dos mascotes da Freddy Fazbear’s Pizza, que é atormentado pelo seu irmão mais velho e os amigos malas do mesmo. Além do irmão, o garoto passa a ter alucinações com as figuras que ele tanto gosta. O que diabos isso significa? Cabe a você superar inúmeros jumpscares e chegar ao fundo desse mistério.

A jogabilidade se resume em usar sua lanterna para se proteger, lembrando FNAF2, mas com um diferencial. A luz afasta monstros distantes, mas se você iluminar os olhos das ameaças que estão perto de você, danou-se. A atmosfera do game é muito boa, as animações e modelos estão melhores que os outros capítulos e movimentar-se é bem fácil e intuitivo, apesar que repetitivo devido ao local pequeno. Os fãs de longa data vão se decepcionar pela ausência do Phone Guy nesse game, mas pelo menos o Purple Guy aparece em um easter egg.

Um defeito chave nesse game é que ele utiliza do sistema de escutar a respiração das criaturas para saber se elas se aproximam. E qual o problema disso? Na teoria escutar os bichos para saber se eles estão perto e assim tomar conhecimento se você deve fechar uma porta ou usar a luz na mesma é uma boa opção para criar tensão. O problema é que a respiração das criaturas é muito baixa. Muito baixa mesmo. A mixagem do som é bem ruim nesse game. Uma dica é tentar esperar um pouco mais de tempo antes de tomar uma decisão e tentar ouvir algo com esse “prazo” extra. Algo meio contra intuitivo em um game onde você tem que agir rápido para afastar as ameaças, mas ei, foi como cheguei até o final.

Esse é um jogo ok, entretanto  a fórmula finalmente mostra sinais de cansaço. Sem contar que esse FNAF 4 é o mais curto da franquia, sim, esse game é menor até do que Five Nights at Freddy’s 3. Vale mais para quem é fã do mistério em volta da franquia, já que esse game tem uma das melhores histórias da saga. Só para constar, se quiser sabe o que achamos do FNAF 3, clique AQUI.

Falando em mistério, que saber qual é a de Five Nights at Freddy’s 4? Qual o final do jogo? Qual é a “treta” desse quarto capítulo? Leia o próximo parágrafo por sua conta e risco, porque logo abaixo é uma cacetada de SPOILERS meu caro.

 

Ok, ainda aqui? Lá vai então. Você joga nessa versão de FNAF com a infame vítima da Mordida de 1987. Sim, aquela tal mordida que foi responsável por fechar o primeiro Freddy Fazbear’s Pizza. O game são os pesadelos do garoto. Como assim? Bem, acontece que o pobre moleque tomou uma mordida de um animatronic em seu aniversário, mais especificamente do Freddy Dourado. O bicho fez isso por conta própria? Nada disso. O irmão do moleque e os amigos pentelhos dele tacaram a cabeça do moleque na boca do bicho para ele dar um “beijinho”na criatura e obviamente isso deu problema. Para completar o mar de merda o irmão e os amigos deles faziam bullying no garoto utilizando máscaras das criaturas dos mascotes que o menino tanto gostava. Esse é o motivo de você ter visões com Bonnie, Freddy, Chica e Foxy durante o jogo, é tudo uma forma da mente do garoto lidar com o ocorrido. E tirei da bunda que o garoto está em coma? Nada disso esperto leitor, em certos momentos do jogo você vê um soro do lado da cama do garoto (clique AQUI para ver uma imagem disso). Sem contar que o final do game dá a entender que é o irmão se desculpando pelo o que fez com o irmão. Com os fatos revelados nesse jogo, podemos concluir que os outros garotos que morreram nos outros capítulos são justamente os bullies desse quarto capítulo. Então acabou todo mistério? Mais ou menos, depois da sétima noite você é agraciado com uma caixa trancada e os dizeres: “Talvez algumas coisas são melhores sendo deixadas esquecidas”… Com o halloween/dia das bruxas chegando, pode ter certeza que esse mistério vai ser revelado apenas nessa data. Então, por enquanto é só pessoal!

 

Compartilhe!Share on Facebook88Tweet about this on TwitterShare on Google+0
comentários
 
Deixe uma resposta »

 
  • Lucas
    maio 30, 2016 at 1:43 pm

    Cara muito légal gostei muito de conhecer à historia

    Responder

    • lordgemer2
      fevereiro 9, 2017 at 8:13 pm

      Cara ja conheci o fnaf4 é assustador mais gostei da historia e da teoria de fnaf4 so queria saber porque os animatronics iam atakar o menino mais a teoria foi muito melhor que aquele video se quiseren saber o video vá no youtube e escreva hustation.

      Responder

Deixe uma resposta