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Street Fighter V – Apostas sobre a jogabilidade

by on dezembro 9, 2014
 

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Depois de ter vazada na internet um dia antes do seu anúncio oficial durante a Playstation Experience, a Capcom finalmente mostrou os primeiros vídeos do aguardado Street Figher V. Anteriormente o quinto capítulo da franquia era tido como um projeto ainda em estágios iniciais de desenvolvimento, com previsão de lançamento somente para 2018.

Entretanto a “bombástica” revelação de que o jogo está sendo realizado em parceria com a Sony (entenda, uma caminhão de dinheiro), deve adiantar o seu lançamento para final de 2015 ou início de 2016 – nada foi anunciado oficialmente, essa é uma mera aposta minha. Com essa contribuição o título tornou-se exclusivo nos consoles para Playstation 4, todavia também chegará aos PCs, inclusive o multiplayer será compartilhado entre os dois sistemas. Sim, o famoso cross-platform.

Confira os dois trailers oficiais de Street Fighter V:

Esse primeiro mostra apenas alguns segundos

Já esses segundo trailer já mostra algumas cenas efetivas do gameplay.

Partindo desse segundo vídeo vamos fazer algumas especulações sobre algumas possíveis mudanças do sistema de luta do título. A maioria delas retirei de uma análise feita pelo especialista em fighting games Maximilian Dood, confira o vídeo dele abaixo:

Vale lembrar que esses trailers sempre visam tornar tudo mais acelerado e emocionante, porém parece que várias das apostas dele parecem bem acertadas. Como um sistema de combate mais rápido e várias semelhanças com outros jogos de luta da Capcom até então não utilizadas na linha principal da série, como:

  • um sistema de combos aéreos – Chun-li acerta vários golpes no Ryu antes do mesmo possa atingir o chão. O personagem também é acertado após atingir o solo, abrindo espaço para um link a mais de golpes. Em ambos os casos, não há nada semelhante em Street 4 ou seus antecessores, provavelmente uma ideia importada da série Marvel vs Capcom e também vista, até mais similarmente, em Street vs Tekken.
  • maior interação com o cenário, havendo transição entre os cenários, como no momento que uma parede é quebrada e os lutadores vão lutar dentro de um restaurante. Antes disso também pode-se ver a Chun-li quebrando parte do letreiro ao acertar Ryu. Esses elementos até já apareceram anteriormente na franquia, mas eram bem discretos, será que dessa vez serão mais presentes e relevantes?
  • em certo momento é visto também uma possível quebra de defesa. Na série Alpha, já era visto tal sistema, uma barra que ia crescendo à medida que o jogador ficava defendendo durante muito tempo os ataques e quando atingia seu ponto máximo o personagem ficava paralisado por poucos segundo completamente indefeso para o próximo ataque.
  • a maior novidade parece ser um tipo de sistema que altera os golpes dos personagens. No caso a Chun-li quando aciona tal modo fica com um brilho azul nas mãos e tem claramente seus golpes especiais alterados (dobrando a quantidade), o mesmo acontece com Ryu, que parece ficar com uma espécie de energia elétrica percorrendo seu corpo. Assim vimos mudança em golpes, que provavelmente se tornam mais fortes e ampliados, como o Shoryken, Hadouken, Kikoken e etc.

Algumas outras ideias do vídeo eu achei pouco críveis, como possíveis tag com outros personagens e fatores elementais… por isso optei por deixá-los de fora. Como falei, tudo especulação, mas parece que alguns dessas apostas são bem acertadas, a não ser que mudem muita coisa em relação ao vídeo liberado. No mais, acho que são alterações válidas, porém acho que o jogo irá combinar os bons elementos de Street III e IV e tentar usar de modo bom algumas ideias interessantes de Street vs Tekken. E se é para apostar, também coloco minha mão no fogo para afirmar que Street Fighter V será exclusivo de PS4… mas o Super, Turbo, Hyper, Champion Edition não será, saindo também para Xbox One.

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