1 comment

Você Sabia? – 75 anos de Pernalonga! O Looney Tunes mais famoso de todos!

by on julho 28, 2015
 

Compartilhe!Share on Facebook19Tweet about this on TwitterShare on Google+0

“O que há, velhinho? ”. Quem, quem diabos não conhece essa famosa frase? De qualquer modo, quem está velho mesmo é nosso amigo dentuço, o saudoso Pernalonga. No dia 27 de julho de 2015 ele completou 75 anos! Ainda com um corpinho de um jovem coelho, claro. O maroto apareceu pela primeira vez na década de 40, na série “Merrie Melodies”. Bora relembrar alguns momentos e fatos do mascote da Warner Bros?

Bugs Bunny, nome original do cinzento, nasceu em 27 de julho de 1940 nos Estados Unidos da América. Criado por Bob Clamppet e desenhado por Ben Bugs. Inicialmente o nome destinado para o peludo seria “Happy Rabbit” (literalmente “Coelho Feliz”). Contudo, Ben Bugs costumava assinar todos os rascunhos e desenhos referentes ao espertalhão com luvas como “Bugs Bunny” (o coelho de Bugs), o que mais tarde foi escolhido para ser o nome oficial. Alguns historiadores acreditam que a personalidade do coelho foi influenciada por um personagem de Walt Disney, a lebre “Max Hare”. Mas quem diabos se lembra de “Max Hare”?

Bugs_Bunny's_Evolution

A evolução de Pernalonga nesses 75 anos de existência

Pernalonga, o coelho com alguns traços de lebre, é o ícone da franquia Looney Tunes, protagonista, junto de um “tal”de Michael Jordan, do filme mais anos 90 de todos, o nostálgico “Space Jam”, e estrelou mais uma porrada de séries, jogos e produtos. Esse setentão ainda tem muito fôlego.

Mas quando ele surgiu em uma animação? Oficialmente ele deu as caras pela primeira vez no curta “A Wild Hare”. Mas na surdina, dois anos antes, em abril de 1938, o tal “Happy Rabbit” – o “Proto-Pernalonga”- apareceu em outro curta, chamado “Porky’s Hare Hunt”, com o Gaguinho (Porky Pig) fazendo o papel de caçador.


A primeira apararição oficial de Pernalonga no curta “A Wild Hare” (1940)

Dirigido por Tex Avery, A Wild Hare estabeleceu a dinâmica Pernalonga contra Hortelino (Elmer Fudd), personagem que já havia estreado em 1937, e ainda apresentou o bordão “What’s Up, doc? ” (algo como, “O que há de novo?”), que aqui pegou como “O que é que há, velhinho? ”. Originalmente, o coelho não foi creditado nesta primeira aparição, algo que foi remediado depois de seu sucesso arrasador.

Essa lenda das animações foi dublado por vários profissionais, com destaque para o original, Mel Blanc (entre 1940 e 1989). O sotaque do Bronx do orelhudo na dublagem original foi uma homenagem de Mel Blanc para seus criadores, que viviam nas regiões do Bronx e Brooklyn. No Brasil, Ary de Toledo, Cauê Filho, Mário Monjardim e Alexandre Moreno dublaram o Pernalonga. Monjardim foi quem trabalhou com o coelho por mais tempo, emprestando sua voz por mais de 20 anos.

Agora vamos há algumas curiosidades sobre o grande Pernalonga:

– Ao longo desses anos, o protagonista estrelou mais de 163 curtas de animação. Isso sem contar as séries modernas e os filmes.

– Ganhou até um Oscar e uma estrela na calçada da fama em Hollywood: foi premiado como “Melhor Curta-Metragem de Animação” em 1958, com o filme “Knighty Knight Bugs”.


O curta ganhador do Oscar, Knighty Knight Bugs

– Em 2002, foi eleito o melhor personagem dos desenhos animados de todos os tempos pela revista americana “TV Guide”.

– Em 1957 em desenho dirigido por Chuck Jones, Pernalonga e Hortelino fizeram uma paródia da ópera do maestro Wilhelm Richard Wagner. O curta “What’s Opera, Doc? ” foi selecionado para a National Film Registry em 1992, a fim de ficar preservado na Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos.


O lendário desenho, “What’s Opera Doc?”, um dos desenhos favoritos de Jerry Seinfeld

– A risada imortalizada com o Pica-Pau surgiu com o beta Pernalonga, o “Happy Rabbit”. Dúvida? Veja aí:

– Em Portugal, a expressão que conhecemos como “O que é que há velhinho?” é dublada como “Qual é, meu?”.

– Em 1997, o personagem ganhou um selo postal com sua imagem nos Estados Unidos.

– Ironicamente, Mel Blanc, o dublador original do coelho mais famoso do mundo era alérgico a cenouras. O cara era muito bom, ele também fazia a voz de personagens como Patolino, Frajola, Gaguinho, Ligeirinho, Capitão Caverna, Piu-Piu, entre outros. Seu apelido era “O homem de mil vozes”. Ele faleceu em 10 de julho de 1989.

No mais, que a gente tenha muitos, mas muitos anos de felicidade com esse fabuloso personagem. Que Pernalonga continue agraciando a infância de várias gerações e divertindo pessoas de todas as idades! E por hoje é só pessoal!

texsrabbit

Um dos rascunhos que deram origem a tudo… Viva ao Pernalonga!

Compartilhe!Share on Facebook19Tweet about this on TwitterShare on Google+0
comentários
 
Deixe uma resposta »

 

Deixe uma resposta