0 comentários

Você Sabia? – Edição Cinema 07

by on outubro 7, 2014
 

Compartilhe!Share on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0

Olá pessoas, sumi por um tempo por conta do meu casório, mas agora é hora de voltar ao vagantePop, que continuou funfando graças ao Maze. De qualquer modo, com vocês mais um “Você Sabia?” sobre cinema! Se tu quiser conferir as edições anteriores, clique AQUI. Sem mais delongas, vamos a mais curiosidades sobre a sétima arte!

– O Maze fez um ótimo post sobre Pulp Fiction: Tempo de Violência, o “Você Sabia? – Pulp Fiction”. Agora bora adicionar mais uma curiosidade sobre essa obra prima em sua cachola. Quando Tarantino convidou John Travolta para ir em seu apartamento para discutir o papel de Vincent no filme, Travolta ficou bem empolgado. Aquele apartamento era o mesmo que ele alugou quando estava começando sua carreira em Hollywood.

M2bZq

– Sacha Baron Cohen iria participar de Django Livre, mas o comediante não tinha tempo livre para a filmagem desse western devido a compromissos com outros projetos. Seu personagem teria a ver com o passado de Broomhilda.

– O teaser pôster oficial Django Livre foi baseado em um pôster feito por um fã (Federico Mancosu). E Federico baseou sua arte no jogo Red Dead Redemption. Ah, a Miramax comprou os direitos da arte de Mancosu, assim eles fizeram uma versão baseada no trabalho do cara sem ter problemas jurídicos.

djangoposters

O teaser poster da Miramax na esquerda e o de Federico Mancosu a direita.

– E para finalizar as abelhudices relacionadas a Tarantino, esse cineasta queria dirigir o reboot de 007, o Cassino Royale que foi lançado em 2006. Entretanto o filme seria em preto e branco, se passaria na década de 50 e teria Pierce Brosnan mais uma vez como James Bond. Sem contar que contaria com a presença de Samuel L. Jackson como Felix Leiter e Uma Thurman como Moneypenny.

sccs

– Uwe Boll, o terrível diretor responsável por adaptações cinematográficas desastrosas (Alone in the Dark, House of the Dead e outros), tentou adquirir os direitos para filmar World of Warcraft. Sabe o que a Blizzard disse para o cara em relação essa proposta? “Nos não iremos vender os direitos do filme, não para você… especialmente não para você.”

Uwe_Boll

– A Disney renomeou o filme Rapunzel para Enrolados (Tangled, no original) e Rainha do Gelo (Snow Queen) para Frozen – Uma aventura congelante porque, segundo as estáticas do mercado, filmes com nomes femininos no título costumam ter piores resultados na bilheteria. Bem, o filme de ação Lucy (2014) discorda disso, já que ficou em primeiro lugar por algumas semanas na bilheteria, mas em geral a regra é a que foi dita anteriormente. Será que as coisas estão mudando? Tomará.

Tangled-Frozen-disney-princess-37129773-2812-1678

– O clássico de 1994, Um Sonho de Liberdade (The Shawshank Redemption), apesar de ser mega celebrado não ganhou nenhum Oscar, nem viu a cor de um Globo de Ouro e nem tem um SAG Award para chamar de seu. Bem, ele ganhou um prêmio de “Melhor Filme Estrangeiro” da Academia Japonesa de Cinema na época. Em defesa desse filme, 1994 foi um ano bem disputado… Pô, Pulp Fiction, Forrest Gump, Rei Leão e Entrevista com o Vampiro são desse ano também.

– Chris Nolan não filma em 3D, pois o cineasta acredita que esse formato detrata a experiência compartilhada de ir ao cinema. Sem contar que os óculos incomodam mais do que tudo.

– Sabia que os filmes da franquia Pequenos Espiões (Spy Kids), de Robert Rodriguez, se passam no mesmo universo de Kill Bill e Machete?

– Viggo Mortensen, o Aragorn, fazia a manutenção e o reparo de sua própria roupa e espada nos intervalos das filmagens de O Senhor dos Anéis. Viggo usava uma espada de verdade sempre que possível nas gravações, para que as cenas passassem a sensação do peso real de usar uma espada. O cara era tão bom com a arma branca de combate que seu instrutor, o falecido Bob Anderson (um espadachim olímpico), considerava ele o melhor ator que ele havia treinado na arte da espada. E olha que Bob ensinou Errol Flynn (As Aventuras de Robin Hood, O Capitão Blood) como lutar.

– Cidadão Kane foi indicado para 9 Oscars. Mas só ganhou um prêmio da Academia. Até aí tudo bem, certo? O problema é que toda hora que essa produção, considerada por muitos como o melhor filme da história do cinema, era citada como um concorrente para ganhar um prêmio, a plateia vaiava. Para tu ver como William Randolph Hearst, o cara em que o personagem Charles Foster Kane foi baseado, tinha influência na época. Randolph era o Roberto Marinho americano daquele período.

– Em 1931, gravando Luzes da Cidade, Charles Chaplin exigiu que a cena onde Virgina Cherril falava apenas duas palavras (Flores senhor?) fosse gravada 342 vezes. Em um filme mudo. Bem, a cena ficou perfeita e é bem importante na obra… Quem sou eu pra questionar esse gênio do cinema?

– Fidel Castro tentou carreira em Hollywood antes de virar inimigo do capitalismo. Treze anos antes de se tornar líder de Cuba, Castro iniciou uma breve carreira cinematográfica como figurante em dois filmes: Quem Manda é o Amor (Easy to Wed) e Romance no México (Holiday in Mexico), ambos de 1946.

– Alguns gângsteres foram grandes cinéfilos. Al Capone foi ao cinema ver Scarface – A Vergonha de uma Nação (Howard Hawks, 1932) várias vezes. E o bandido John Dillinger foi morto a tiros pelo FBI quando saia de uma sala de cinema.

– O público odiou as sessões de teste de Gravidade (2013): “Geralmente, eu gosto de sessões pré-estreia. Elas são ótimas para ter uma noção de como é assistir seu filme com uma platéia, para ver se ele está indo muito lento ou muito rápido e assim por diante. Mas neste caso eu não fiquei muito feliz”, disse o diretor da obra, Alfonso Cuarón. Aparentemente, várias pessoas que assistiram as sessões de teste de “Gravidade” se incomodaram por não ter nenhum alienígena ou monstro no filme. “Para a maioria, quando vamos para o espaço, tem sempre um alien ou um monstro! É por isso que eles são o público e você é o cineasta”, afirmou Cuarón.

AlfonsoCuaronGravity

– A expressão “sétima arte”, normalmente utilizada para designar o cinema, foi criada em 1912 pelo italiano Ricciotto Canuto.

 

Compartilhe!Share on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0
Seja o primeiro a comentar!
 
Deixe uma resposta »

 

Deixe uma resposta