0 comentários

Você Sabia? – Os Caça Fantasmas

by on outubro 27, 2014
 

Compartilhe!Share on Facebook101Tweet about this on TwitterShare on Google+0

Caça Fantasmas é um dos grandes clássicos dos anos 80 e sem dúvida o melhor filme de comédia de ficção científica. Com grandes interpretações feitas por excelentes atores, o longa carrega um tom único e uma das melhores músicas tema já feitas. Confira então algumas curiosidades dessa obra que nesse ano completou 30 anos!

Ninguém queria ser Dr. Peter Venkham

Apesar de ser o papel principal do filme, vários atores de Hollywood não colocaram fé e recusaram a proposta. Inicialmente, caberia a John Belushi viver Peter Venkham, mas como o ator morreu antes do roteiro estar completo, o papel foi oferecido para outros famosos atores como Chevy Chase e Michael Keaton. Mesmo Bill Murry condicionou sua participação, confirmando presença somente após garantissem um remake de O Fio da Navalha. Mas no final das contas, com sua atuação “enigmática” e várias falas improvisadas é quase impossível imaginar outra pessoa como Peter Venkham além de Bill Murry. E sim o experimento de choque realizado por Venkham existe de verdade, e é chamado de Milgram experimente.

cf2

Já Sigourney Weaver até latiu para garantir sua vaga

Dizem que Weaver estava desesperada para participar de uma comédia que Caça Fantasmas caiu como uma luva para ela. Como a sua personagem em certo momento do filme se transformava em um cão, dizem que durante os testes a atriz chegou até a latir. Nas gravações todos também viram o afinco da atriz no papel, inclusive sendo a responsável por mudar um dos diálogos com Venkham, de: “você não parece como um cientista.Você está mais como um vendedor de carros usados.” para: ” Você é mais como um apresentador de game show.”

Caça Fantasmas do futuro e viagens no tempo

No roteiro original de Dan Aykroyds o filme se passava no futuro, teria viagens no tempo, dimensões paralelas e monstros gigantes. Inicialmente os roteiristas achavam que o público não aceitaria a proposta de armas de energia e fantasmas nos tempos atuais, por isso colocariam a trama se passando em um futuro não especificado. A ideia de viagens no tempo e dimensões paralelas possibilitariam os personagens encontrarem outros caças fantasmas e diversos períodos do tempo diferentes. Monstros como o Stay-Puff e outras grandes criaturas iriam aparecer mais cedo e mais durante o filme. Entretanto ao especular quanto essas ideias custariam, logo as abandonaram e reescreveram diversas partes do roteiro.

Todos amaram a música tema dos Caça Fantasmas… menos Huey Lewis

A música tema dos Caça Fantasmas foi um enorme sucesso, ficando seguidas semanas em primeiro lugar entre a música mais ouvida dos Estados Unidos e também faturou alguns prêmios, porém uma grande polêmica ficou atrelada a ela. O músico Huey Lewis processou Ray Parker Jr. por plágio, alegando uma grande semelhança com sua faixa “I Want a New Drug”.

Os Caça Fantasmas são de Nova York! ou de Los Angeles?

No filme os Caça Fantasmas agem em Nova York, tendo seu posto de atuações em um real corpo dos bombeiros da cidade Manhattan… pelo menos na fachada, pois as cenas internas foram feitas em outro corpo de bombeiros da cidade de  Los Angeles (a cena do poste foi escrita após alugarem o local) . Na realidade várias outras cenas do longa combinaram gravações realizadas nas duas cidades. No entanto a grande maioria das filmagens foram feita em L.A., contra apenas três semanas de gravações em NY.

Who you gonna Call?

Durante o período de lançamento do filme, uma das cenas era a propaganda televisiva dos Caça Fantasmas, em vez do número iniciado por 555 (como é visto no filme) foi substituído por um 1-800 (de chamada gratuita). As pessoas que ligavam para esse número ouviam uma gravação de Bill Murray e Dan Aykroyd dizendo que eles não poderiam atender naquele momento porque estavam atendendo a uma ocorrência.

Stay-Puff, o monstro de creme de barbear

 Stay-Puff, o monstro de marshmallow é lembrado como um dos momentos mais marcantes do filme. A sua primeira aparição seria dele saindo da água perto da estátua da Liberdade, dando assim a dimensão exata do tamanho da criatura. Outra curiosidade é que foram feitos três trajes de borracha de Stay-Puff, cada um no valor de 20.000 dólares, todavia nenhuma deles aguentou a maratona de gravações. Ainda sobre o monstro, no final quando ele é destruído a chuva de marshmallow foi feita na verdade por 50 toneis de creme de barbear. O visual de Stay-Puff foi baseado em várias fontes diferentes, como o mascote da pneus da Michelin e o Pillsbury Dough Boy.

cf3

Nunca cruze os feixes de prótons… até eu dizer o contrário

 As famosas armas de prótons dos heróis são umas das armas mais legais no cinema (inicialmente foram pensadas como espécies de varinhas, acredita?). Para torna-las mais reais a Columbia pediu para o departamento de adereços inserirem vários aparelhos como resistores, acessórios pneumáticos e outras coisas para ficarem mais reais. Já a ideia de não cruzar as correntes foi reintroduzida no filme quando eles chegaram a um impasse de como iriam resolver a situação final com Stay-Puff.

“Efeitos Especiais”

O conceito de efeitos especiais vistos hoje são bem diferentes dos de antigamente. Em Caça Fantasmas esses efeitos eram em sua maioria feitos por fios, pirotecnia e fantasias/maquiagens – o que atualmente é chamado de efeitos práticos. Vale lembrar que apesar do filme ter feito uma bilheteria impressionante o orçamento foi consideravelmente restrito, então vários vezes tiveram que improvisar efeitos e usarem muita criatividade, como por exemplo a cena da biblioteca utilizou tubos de ar e fios suspensos.

John Belushi, é você?

 Geleia o fantasma verde que apareceu nos filmes e virou mascote dos Caça Fantasmas no desenho, não havia sido batizado por esse nome no primeiro longa. Durante as gravações, os atores e demais envolvidos no projeto chamavam o fantasmas de John Belushi e/ou Cabeça de Cebola – devido ao cheiro desagradável que o espírito emitia em uma cena foi removida da versão final.

Ghost Buster vs Ghost Buster

Em 1986 após o enorme sucesso do filme, surgiram na TV duas séries animadas: Os Caça Fantasmas e os Verdadeiros Caça Fantasmas. Para muitos a primeira delas era algo estranho, com personagens totalmente diferentes aos vistos no longa, provavelmente aproveitaram o mesmo nome para faturar em cima, certo? Na verdade é justamente o contrário. Esses Caça Fantasmas, que ninguém conhecia, eram na verdade os originais. Em 1975 a produtora Filmation realizou um seriado do mesmo nome, que reunia os atrapalhados detetives Kong e Spancer viajaram o mundo caçando fantasmas com a ajuda de Tracy o gorila.

Acima as aberturas do seriado e do desenho dos Caça Fantasmas de 1975

Tanto que a Columbia teve que pagar 500 mil dólares para a Filmation, mais 1% dos lucros, para usar o mesmo nome no longa. Entretanto esse valor acabou não sendo repassado, o que os motivou a lançar o desenho animado e aproveitar o nome em alta. Por sua vez, a Columbia lançou os Verdadeiros Caça Fantasmas. Isso levou a uma briga judicial entre as empresas, mas devido a maior força (=dinheiro) da Columbia, a animação da Filmation foi descontinuada depois de 65 episódios, enquanto os “verdadeiros” Caça Fantasmas tiveram sete temporadas. Durante o processo de filmagem outros dois nomes foram levantados: Ghoststoppers e Ghost Smashers.

Caça Fantasmas 3

O terceiro filme da franquia virou uma verdadeira novela. Ao longo dos anos ocorreram diversos boatos, e por várias vezes os atores originais alternavam em dizer que voltariam ou não para reviver seus papéis. Dan Akroyd certa vez disse ter o roteiro do terceiro longa pronto há anos, pensados para novos atores, mas alguns personagens do elenco original poderiam voltar. Recentemente o diretor responsável Paul Feig, diz estar selecionando um elenco inteiramente feminino para o reboot, baseado no roteiro de Lee Eisenberg e Gene Stupnitsky, mas o longa não teria qualquer ligação com a equipe original.

Sinceramente o tempo para um Caça Fantasmas 3 já passou, ainda mais agora que Harold Ramis faleceu e o resto do elenco está bem velho. Caberia mesmo um reboot, mas por favor esqueçam essa ideia estúpida de um elenco somente feminino. Um formação diversificada seria mais interessante.No mais:

 

 

Compartilhe!Share on Facebook101Tweet about this on TwitterShare on Google+0
Seja o primeiro a comentar!
 
Deixe uma resposta »

 

Deixe uma resposta