0 comentários

Você Sabia? – Edição Música 03

by on abril 5, 2014
 

Compartilhe!Share on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0

Então pessoal, como anda a saúde? Tudo em riba? Então vamos para mais uma rodada de curiosidades, dessa vez no universo da música. Com vocês “Você Sabia? – Edição Música 03”!

– Começando com um velho conhecido da casa, os Foo Fighters. A música “I Should Have Known “do disco “Wasting Light” é uma homenagem de Dave Grohl para o seu amigo Jimmy Swanson. Jimmy e Grohl cresceram juntos em Springfield e eram inseparáveis. Porém em 2008 Jimmy morreu vítima de uma overdose causada pela ingestão de heroína.

qjune08_3

Jimmy Swanson, a esquerda, amigo de infância de Dave Grohl, a direita

– Durante uma das turnês europeias dos Foo Fighters, o baterista Taylor Hawking teve uma overdose que o deixou em coma por 12 dias. Sim 12 dias seguidos, foi “brabo”.  Ainda abalado pelo que aconteceu com Kurt Cobain em 94, o episódio assustou tanto Dave Grohl que ele chegou a pensar em desistir da música. “Quando Taylor  teve overdose, pensei, pela primeira vez na vida, em parar de fazer música. Porque chegou ao ponto de me questionar se a música era sinônimo de morte. Dá pra acreditar?”

– Os Foo Fighters foram chamados para abrir os shows da turnê de Bob Dylan. Um dia, depois de uma das apresentações, Dave Grohl foi chamado no camarim.  Disseram que o Sr. Dylan queria conversar com ele. Quando ele entrou o lendário Bob Dylan disse o seguinte “Qual é o nome daquela música que diz:  ‘The only thing I’ll ever ask of you. You’ve got to promise not to stop when I say when’”, “Everlong”, respondeu Dave. “Gostei dela, quero tocar no meu show” completou Dylan.

O clipe do clássico do rock Everlong. Música que até mesmo Bob Dylan quis cantar

– Agora saindo dos Foo Fighters e indo para os Arctic Monkeys. De acordo com o próprio vocalista Alex Turner, o nome do álbum foi “roubado” do Velvet Underground, que lançou uma coletânea chamada VU em 1985. Leia a curiosidade nas palavras do próprio Alex: “Eu roubei do Velvet Underground, vou confessar agora para já esclarecer. Do disco ‘VU’, obviamente. Algo me diz que esse disco é exatamente onde deveríamos estar agora, então senti que era a coisa certa colocar as iniciais da banda em seu título”. Aliás já leu nossa crítica desse álbum? Se quiser conferir, só clicar aqui.

– Noel Gallagher, o mala do Oasis/ex-Oasis (depende se a banda já voltou ou não pela milésima vez), tem fama de alfinetar diversas bandas da Inglaterra. Mas ele vive defendendo o Arctic Monkeys. Segundo Noel, a banda merece todo o seu sucesso já que tem letras maravilhosas: “Os Monkeys são legais. Não são estúpidos como boa parte das bandas que estão aí. ‘I Bet You Look Good on the Dancefloor’ é um nome bacana para uma música.” Aliás, no hall de fãs famosos, além de Noel, David Bowie e Mick Jagger também são fãs declarados dos Arctic Monkeys.

I Bet You Look Good on the Dancefloor realmente é um nome foda, e a música faz jus a fodeza de seu nome

– A canção “When The Sun Goes Down” do álbum de estreia dos Arctic Monkeys, Whatever People Say I Am, That’s What I’m Not, que fala de prostituição, é baseada nas experiências da própria banda. Alex Turner explicou: “Nós costumávamos praticar, treinar, você entendeu, nessa zona industrial perto do parque de skate em Neepsend e, gradualmente, conforme o sol ia se pondo, todas as prostitutas e os cafetões saiam para “brincar”. Em uma ocasião nós tivemos uma prostituta batendo na janela de um carro pedindo dinheiro”.

A peculiar e divertida  When The Sun Goes Down

– Vamos para o nacional. Tim Maia tentou matar Erasmo Carlos, ambos moradores da Tijuca, quando os dois eram adolescentes. Aos 14 anos, Tim entregava quentinhas na vizinhança. Quando Erasmo foi reclamar de atrasos na entrega, Tim perseguiu o amigo pelas ruas com um pedaço de ferro na mão.

– Entre os  maiores desafetos do grande Tim Maia estava Boni, o então todo-poderoso da TV Globo.  Ele proibiu o cantor de participar dos programas da emissora depois que ele faltou a um Domingão do Faustão. Era o aniversário de Tim e ele havia virado a noite numa farra regada a uísque e cocaína.

– Tim Maia se recusava a participar de discos de outros cantores. “Não vou colocar azeitona na empada dos outros”, costumava dizer.

– Seu Jorge, nome artístico do cantor/ator Jorge Mário da Silva, primo do sambista Dudu Nobre, é primariamente conhecido como violonista, mas também toca vários instrumentos, como o baixo. Ele ganhou o apelido Seu Jorge do Marcelo Yuka (atual F.U.R.T.O., ex-O Rappa). O cantor fez parte da banda Farofa Carioca, que combinava samba, reggae, jongo, circo, funk, rap e dança.

– O talentoso Seu Jorge atuou já em vários filmes. No filme Cidade de Deus de Fernando Meirelles, foi o Mané Galinha. Além, deste, também atuou como Pelé dos Santos no filme americano  A Vida Marinha com Steve Zissou (The Life Aquatic with Steve Zissou no original). Atualmente, participou dos nacionais Tropa de Elite 2, Reis e Ratos e E Aí…Comeu?. Vai aparecer em breve no filme Pelé como Dondinho.

thumb

O músico Seu Jorge, o segundo da esquerda para direita, na comédia E Aí… Comeu?

– E para finalizar, vamos com uma banda lendária, o Led Zeppelin. “Whole Lotta Love” foi a última música que o baterista John Bonham tocou ao vivo. A performance ocorreu durante o último show da banda no Eissporthalle de Berlim, na Alemanha, em 7 de julho de 1980. Meses depois, em 25 de setembro, Bonham morreu sufocado pelo próprio vômito.

A atemporal  Whole Lotta Love

– Jimmy Page é fascinado pelo estudo do ocultismo. Além de ser fanático pelo oculto, o guitarrista do Led foi dono da maior loja de livros de ocultismo da Europa, chamada The Equinox e da própria mansão do teórico Aleister Crowley, chamada Boleskine, localizada às margens do Lago Ness. Por que não, não é mesmo?

– A primeira música tocada pelo Led, como uma banda, foi o clássico Train Kept-A-Rollin’, de Tiny Bradshaw. A execução se deu em um ensaio ocorrido no porão de uma loja de discos em Londres.

“Please welcome, The Led Zeppelin!”

– Apesar de nunca ter sido lançada como single, “Stairway To Heaven” é a música mais pedida e tocada na história das rádios FM nos EUA. Com certeza, a rádio WKRL da Flórida, colaborou com o recorde – quando foi inaugurada, tocou a música por vinte e quatro horas seguidas.

A boa e velha Stairway To Heaven

– O Led Zeppelin quase tocou no Brasil em 1975, ano em que o empresário da banda, Peter Grant, esteve em nosso país mantendo contato com alguns organizadores de eventos, para negociar uma apresentação da banda. Não houve sucesso, pois pensaram que o Zeppelin não era “suficientemente conhecido” e que haveria um público pequeno. Ok então.

Para mais curiosidades, clique aqui.

Compartilhe!Share on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0
Seja o primeiro a comentar!
 
Deixe uma resposta »

 

Deixe uma resposta