0 comentários

Wii U é o maior Fracasso entre os Fracassados

by on abril 23, 2014
 

Compartilhe!Share on Facebook96Tweet about this on TwitterShare on Google+0

O título é polêmico, mas se tratando de uma análise financeira não deixa de ser verdade. Em uma recente postagem minha (veja aqui), comentei bastante sobre o grande desafio da Nintendo em conseguir reerguer o Wii U depois desse complicado início de vida. Porém, com quase um ano e seis meses de vida, a situação do sistema só se complica, e uma salvação se torna cada vez mais improvável.

Recentemente alguns sites especializados em games traçaram comparações interessantes entre o Wii U com os finados consoles Dreamcast e Game Cube. Algumas delas retratam de forma clara o quão feia está à situação da Big N atualmente, surpreendendo até os mais otimistas fãs do console. Fiquem com algumas comparações:

– Se o Wii U ficasse no mercado o mesmo período de tempo que o Dreamcast, esse seria o seu último mês de vida. Mesmo esse não sendo o caso, comparativamente o Dreamcast teria vendido praticamente o dobro de unidades do Wii U. Para ser mais exato: Dreamcast com 10,6 milhões contra 6 do Wii U.

Vale lembrar que a Sega já passava por graves problemas financeiros mesmo antes de lançar o Dreamcast, devido a uma administração conturbada e descentralizada, que gastou muitos recursos em projetos totalmente fracassados como Sega CD, Sega 32X, Sega Nomad e o Saturn. Sem contar com o sucesso absoluto do lançamento do PS2 na época bateu o último prego no seu caixão. A Nintendo por outro lado tem recursos de sobra conquistados principalmente com o impressionante sucesso do Wii.

mario-facepalm-660x350

– No mesmo tempo de vida, o seu “avô” Game Cube também vendeu quase o dobro de unidades. Comparando os demais consoles da Nintendo em seu segundo mês de março após o lançamento, as vendas foram:

  • Wii U (vendas durante o mês de março de 2014) — 70.000 und.
  • Wii (vendas durante o mês de março de 2008) — 721.000 und.
  • GameCube (vendas durante o mês de março de 2003) — 165.000 und.

Mesmo em valores absolutos de vendas nesse mesmo período de tempo o Game Cube tem significativa vantagem sobre o Wii U:

  • Wii U — Entre 5 e 6 milhões unid.
  • Wii — Aproximadamente 25 milhões unid.
  • GameCube — Cerca de 9,5 milhões unid.

Com o quase inexiste apoio das thirdies e lançamentos espaçados das first party, mudanças a curto prazo são difíceis de esperar.

Vale destacar que todos esses consoles foram fracassos comerciais, e apesar de certas ações questionáveis das suas empresas, o DreamCast, Game Cube e o Wii U possuiram/possuem grande potencial, e entregaram/ainda vai entregar grandes títulos. No Wii U esse ano ainda tem Mario Kart e Smash Bros, além de muitos outros. Então o mesmo já garantiu um espaço na história dos vídeo games, não podendo ser considerado um fracasso nesse quesito. 

Compartilhe!Share on Facebook96Tweet about this on TwitterShare on Google+0
Seja o primeiro a comentar!
 
Deixe uma resposta »

 

Deixe uma resposta