0 comentários

Ações da Nintendo caem 18% de um dia para o outro, crise na Big N. E agora Iwata?

by on janeiro 18, 2014
 

Compartilhe!Share on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0

O ano fiscal da Nintendo esta prestes a fechar (a data final é 31 de março de 2014 para ver o estrago de 2013) e a maré não esta pra peixe. É mais do que evidente que a Nintendo vem tendo problemas com o Wii U, mas agora nem eles tem como negar. As projeções de venda do Wii U que eram de 9 milhões, foram mudadas para apenas 2.8 milhões e o 3DS, que vem salvando a pátria no que é possível, que tinha uma previsão de vender 18 milhões, teve que sonhar mais baixo, com 13.5 milhões em vista. A venda de jogos também esta em baixa para os dois consoles. As coisas vão de mal a pior para a Big N. Os caras tinham uma previsão de lucro de 55 bilhões ienes com a dupla Wii U/3DS e agora os cabras tão encarando um preju de 22 bilhões de ienes. Eita.

É difícil ver uma empresa que tem tudo que precisa para vencer (marca presente na cabeça das pessoas, personagens marcantes e boas equipes de desenvolvimento) dando tanta mancada. Ainda acho que é mente fechada de Satoru Iwata, que administra a empresa como se estivéssemos a uma década atrás, que trava o potencial da Nintendo. A falta de apoio a third parties e uma estrutura online precária em relação a concorrência são os principais fatores dessa má fase da gigante nipônica. Iwata já afirmou que não vai largar o osso e mandou a seguinte para os seus detratores:

“Não podemos continuar nessa competição sem ganhar, sem lucros. Devemos analisar friamente se ainda devemos fazer apenas consoles de videogame, oferecê-los como no passado a 20.000 ou 30.000 ienes, e vender títulos por alguns milhares de ienes cada. Estamos pensando a respeito de uma nova estrutura de negócios. Dada a expansão dos smartphones, estamos estudando como estes dispositivos podem ser utilizados para melhorar os negócios na relação game-jogador. Não é tão simples como permitir que Mario seja lançado para um smartphone.”

Não creio que investir em smartphones apenas irá salvar a pele dessa lendária empresa, o buraco é mais embaixo. Aqui vão algumas ideias idiotas da minha cachola para ajudar a Nintendo:

1)  Fazer com que os usuários de 3DS adquiram um Wii U. Para isso incentive a jogatina cross-platform (entre plataformas), fazendo com que os jogos conversem entre si, desbloqueiem bônus, baratem o preço no compra de uma versão irmã e tenha conteúdos extras que só possam ser vistos tendo os dois.

2)  Comece a investir sem piedade em jogos do Kickstarter. Dê um jeito dessas pragas virarem exclusivos da Nintendo. Já pensou se jogos como Mighty No. 9, Hyper Light Drifter e Shovel Knight só pudessem ser adquiridos nos consoles da família Mario? Não ia ter pra ninguém, e são jogos que não tem gráficos revolucionários, provando que o que falta mesmo para Nintendo são mais jogos, e não tecnologia.

3)  Lancem mais conteúdo para o eShop cambada. Toda semana ter pelo menos um jogo de cada plataforma da era 8-bits e 16-bits da Nintendo. Nada de ficar segurando os clássicos, e liberem logo o acesso ao Super Nintendo e ao Game Boy Advance.

Acho que é isso, claro que tem outras soluções, mas para começar acho que seria isso. De nada Nintendo :-P.

Fonte: Nintendo e reddit.

Compartilhe!Share on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0
Seja o primeiro a comentar!
 
Deixe uma resposta »

 

Deixe uma resposta