0 comentários

Conheça Ultron e suas criações

by on abril 23, 2015
 

Compartilhe!Share on Facebook41Tweet about this on TwitterShare on Google+0

Aproveitando a estreia de Vingadores 2: Era de Ultron, resolvi compilar dois posts – com algumas atualizações.

Criado por Roy Thomas e John Buscema em 1968, Ultron apareceu pela primeira vez na edição 45 dos Vingadores, e se tornou um dos clássicos vilões da Marvel. Ultron é um robô consciente, dotado com uma mente insana e criminosa. Criado por Henry Pym (Homem-Formiga), Ultron teve como base de sua inteligência artificial os padrões mentais de seu “pai” – herdando sua grande inteligência, mas também sua instabilidade mental.

Logo após ser ativado, Ultron apresentou avançada capacidade de auto aprimoramento e inesperados traços emocionais, mais notavelmente o ódio irracional por seu criador e pela raça humana. O vilão então se rebela contra seu criador e começa a agir de forma totalmente independente, sem nenhum tipo de controle. Logo Ultron aprimora seu corpo, preparando-se para iniciar sua guerra contra a humanidade e especialmente os Vingadores.

ultron01

A esquerda o visual clássico de Ultron, a direita a sua primeira forma, que lembra mais uma aquecedor de água gigante

Ao longo dos anos o vilão apareceu diversas vezes, sempre com estratégias diferentes e com modificações/ novos corpos. Seu grande nível de poder é explicado pelo seu núcleo de energia nuclear, possibilitando-o a realizar rajadas de energia tão fortes quanto às do Homem de Ferro. Já sua virtual indestrutibilidade se deve ao adamantium que reveste todo seu corpo (no filme devem substituir por vibranium – mesmo material do escudo do Capitão América). Embora Ultron já tenha sido destruído inúmeras vezes, o mesmo sempre consegue retornar, porque transfere sua memória para outros sistemas computacionais, permitindo-o desenvolver um novo corpo.

Apesar de ter sido derrotado diversas vezes pelos Vingadores, Ultron é um dos principais vilões do grupo. Sendo responsável por importantes e impactantes arcos e sagas dentro do universo Marvel, nas quais ele com seu elevado nível de poder e loucura coloca em risco toda a humanidade.

Uma dessas sagas foi Ultron Unlimited, na qual depois de desenvolver uma mentalidade de colmeia, Ultron reconstruiu todos os seus corpos anteriores, formando um verdadeiro exercito de robôs, que dizimou toda a população de Slorenia, para em seguida tornar o lugar sua base de operação – (arco publicado recentemente na edição 1 dos encadernados Salvat de capa Vermelha). O vilão também já estendeu sua ambição de destruição além dos confins da Planeta, na saga Aniquilação 2 (Aniquilation conquest – no original), Ultron se fundiu a Falange em sua onda de dominação sobre vários planetas, e só foi detido pela união de vários heróis cósmicos da editora. Sua última grande participação foi no arco A Era de Ultron, na qual ele enviou várias unidades Ultron caçar e eliminar heróis.Apesar de possuir o mesmo subtítulo de uma saga das HQs o filme não tem inspiração nesse arco, ou seja, só reaproveitaram o nome.

ultron3

Na saga Ultron Unlimited, o vilão destruiu uma cidade inteira e criou um exercito de robôs.

ultron4

Ultron se uniu a Falange na saga Aniquilation Conquest. Já a direita o vilão na saga Age of Ultron.

O diretor do longa, Joss Whedon, procurou manter a personalidade de Ultron próxima a das HQs clássicas. Segundo Spader (que deu a voz ao vilão), eles fizeram algo que não seja apenas um robô, e sim um ser com emoções que variam de raiva e loucura até bem humoradas.

Ultron também foi responsável pela criação de vários personagens importantes nas HQs.Partindo da mesma premissa de sua criação, realizada por Henry Pym, Ultron também criou outros robôs com consciência humanoide similares à dele. Fiz pequenas descrições sobre esses personagens, contando um pouco de suas origens.

ultron001

Da esquerda para direita: Jocasta, Alkhema, Visão e Victor Mancha

A primeira tentativa do vilão foio sintezóide Visão. Feito a partir do corpo do Tocha Humana original (que era um androide) e dos padrões mentais do herói Magnum que estavam arquivadas na Mansão dos Vigadores. Para controla-lo, Ultron implantou um cristal que o forçava a obedecer todas as suas ordens. Logo em sua primeira missão, Visão levou os Vingadores para uma armadilha do vilão, porém, durante o evento, o mesmo conseguiu se livrar de sua programação e ajudou os heróis a derrota-lo.Depois o sintezóide tornou-se um membro do equipe, passando inclusive a ter imensa importância em vários arcos. Teve inclusive um relacionamento com a mutante Feiticeira Escarlate durante muitos anos.

V00

A primeira aparição do Visão, tendo seus principais poderes explicados por Ultron. Visão e Feiticeira escarlate, um casal incomum… tá bom, mas ele diz poder ficar duro como diamante!

Depois o vilão criou Jocasta, uma robô que foi desenhada para ser sua companheira – a noiva de Ultron. Após criar seu corpo, Ultron planejava transferir a mente da heroína Vespa para o da robô, porém seus planos foram frustrados pelos Vingadores que conseguiram interromper o processo.  Entretanto o modelo de programação baseado na mente da heroína foi completado e Ultron conseguiu ativa-la. Porém, de nada adiantou pois Jocasta desde traiu o seu criador e ajudou os Vingadores a destruí-lo e posteriormente até passou a fazer parte da equipe por um tempo.

J00

O processo de transferência de consciência criado por Ultron lembra mais os experimentos de Frankenstein.

Na terceira tentativa, Ultron cria Alkhema, outra robô feminina, dessa vez utilizando os padrões mentais da Vingadora da Costa Oeste Harpia. Ao contrário de Jocasta, Alkhema era uma robô impiedosa, que compartilhada com Ultron seu ódio pela humanidade. Entretanto a metodologia dela ia contra a de seu criador, pois a mesma desejava espalhar uma onda de violência contra todos os humanos, e elimina-los da forma mais sádica possível. Devido a essas diferença de pensamento, Alkhema também se virou contra seu mestre.

vpultron02

Alkhema foi uma personagem bem esquecível dos anos 90…. assim como vários outros histórias da época.

Já o caso de Victor Mancha é bastante diferente dos demais. Após ser derrotado pelos Vingadores, uma mulher chamada Marianella Mancha encontrou os restos do vilão em um ferro velho. Em troca de sua ajuda, Ultron ofereceu como recompensa dar-lhe um filho feito a partir do seu DNA, já que ela não conseguia engravidar e sonhava ter uma criança. Entretanto Ultron utilizou do combinado para criar Victor Mancha, um cyborg para que futuramente fizesse parte do grupo dos super-heróis. Porém, depois de uma série de eventos, Victor consegue superar sua programação e livrar-se do controle de seu “pai”, graças a ajuda do grupo Runaways.

vpultron01

Compartilhe!Share on Facebook41Tweet about this on TwitterShare on Google+0
Seja o primeiro a comentar!
 
Deixe uma resposta »

 

Deixe uma resposta