0 comentários

Crítica: Shovel Knight (Wii U, 3DS e PC, 2014)

by on julho 15, 2014
 

Compartilhe!Share on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0

Shovel Knight se inspira muito nos retro games, desde seu sistema gráfico, músicas, mecânicas básicas, semelhantes aos clássicos do NES, como Castlevania, Duck Tales e Mega Man. O maior trunfo de Shovel Knight é aproveitar o melhor de cada um desses títulos e os adequar e expandir aos tempos atuais, entregando um jogo com a alma retro, mas ao mesmo tempo conteúdo novo.

Mesmo tendo uma história simples, ela consegue prender a atenção do jogador para o que é importante, seguindo a fórmula que só os jogos de antigamente conseguiam fazer. Reunindo personagens interessantes, tragédias pessoais, cidades cheias de NPCs, cenas de uma inspiração impar e algumas surpresas contribuem para dar uma ambientação completa ao jogo.

O gameplay de Shovel Knight beira a perfeição, pois além de controles precisos o level design das fases e as batalhas com os chefes remetem aos melhores anos do Blue Bomber. E para os “complecionistas/completistas” o jogo oferece também várias áreas escondidas e itens para comprar, que lembram as armas secundárias da série Castlevania. As músicas também merecem destaque, dignas de estar lado a lado de clássicos como Zelda, Mario, Metroid e etc.

Apesar de possuir um nível de dificuldade que remete aos jogos de antigamente, Shovel Knight oferece um ótimo balanceamento. Mesmo em momentos mais desafiadores há vários save points distribuídos pela fase e upgrades para o personagem, o que ajudam a manter o jogador sempre motivado a continuar.

O jogo foi desenvolvido por um estúdio pequeno, entretanto o título da Yacht Club não é mais um dentre tantos dessa enxurrada de retrogames que inundou o mercado (muitos deles indies de qualidade questionável). No caso de Shovel Knight fica evidente que desde o início o projeto foi focado, tendo exatamente em mente o produto que queriam entregar.

Shovel Knight é o que há de melhor nos retro games combinado com as exigências do mercado atual. Apesar de ser uma carta de amor aos jogadores de antigamente, com momentos nostálgicos da era 8-bits, o jogo é uma obra que merece ser apreciado por todos, sendo eles da nova geração ou os anciões dos videogames. Prepare a sua espa… pá e ajude esse cavaleiro em sua jornada inesquecível.

Shovel Knight já está disponível via download para Wii U, 3DS e PC.

Nota: 5 Stars (5 / 5)

sk2

Compartilhe!Share on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0
Seja o primeiro a comentar!
 
Deixe uma resposta »

 

Deixe uma resposta