3 comentários

A Série Que Conquistou A Inglaterra – Derek: Episódio Piloto

by on setembro 29, 2013
 

Compartilhe!Share on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0

Derek é uma série que passou na Inglaterra no Canal 4. No Brasil, assim como boa parte do mundo, se encontra disponível com exclusividade na Netflix. A partir de hoje acompanhe uma análise de cada episódio do seriado aqui no vagantePop. 

Ricky Gervais é uma pessoa difícil, um gênio, mas uma pessoa difícil. Muitas vezes ele parece um babaca egocêntrico. Além dessa fachada de excesso de autoconfiança, há uma pessoa sensível e que vê a beleza em coisas que muitos preferem não ver. Essa sensibilidade esta explicita na serie Derek, que tem um início muito forte em seu episódio piloto. O seriado se passa numa casa de repouso e é filmado no estilo de documentário. Acompanhamos a vida daqueles que vivem e trabalham lá, em especial o funcionário Derek, um sujeito diferente, que pode ou não ter uma deficiência. Mas isso importa? Ele se define como alguém que não é bonito, não é esperto, mas é bom.

A temática é difícil de ser tratada, entretanto Gervais aborda o tema com maestria, não fica com panos quentes demais, mostrando que às vezes até e as pessoas que lidam com idosos no dia a dia não tem paciência com os mesmos. Além disso, é demonstrado que a morte é algo corriqueiro em um ambiente como esse. Todavia o seriado é mágico em mostrar como Derek tem um carinho e cuidado especial com aqueles que o mundo decidiu esquecer, até porque como é visto nesse piloto, os idosos o tratam bem e as pessoas ditas normais o antagonizam e ridicularizam apenas por ele falar e se vestir diferente. O resto da equipe do asilo também é bem complexa e bem desenvolvida. Hannah é uma mulher que não estudou e a vida fez com que ela parasse nesse emprego. Depois de 15 anos o trabalho tornou-se a vida dela, como a mesmo diz. Essa gerente prefere ficar altas horas ali tendo a companhia dos outros do que voltar para uma casa vazia. Ela é o objeto de adoração de Derek, que a idolatra, porque Hannah cuida dele de forma fraternal e o protege das mazelas de quem é preconceituoso com ele. Ela não nutre os sentimentos amorosos que Derek sonha que ela tivesse, mas gosta e o considera alguém muito especial. Outro personagem que tem muito destaque é o zelador, Dougie, interpretado por um dos parceiros de podcast de Ricky Gervais, Karl Pilkington. Ele é mal humorado e reclamão, é o próprio Karl Pilkington. Esse só aceitou o papel porque tinha que apenas fazer uma versão mais exagerada de si mesmo (para os fãs dos projetos passados de Gervais, apenas imagine Karl sem Suzanne) e não atuar de verdade.

O piloto começa muito bem a série, é um tanto estranho ver Gervais fazendo alguém tão diferente, mas logo se percebe que ele entrega-se ao papel e faz uma performance respeitosa e pensada nos mínimos detalhes . Ricky Gervais fala que Derek é melhor do que nós, e tudo aponta para que isso seja verdade. Derek é bom apenas por ser bom, e como esse belo começo deixa claro, a bondade é mágica.

Compartilhe!Share on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0
comentários
 
Deixe uma resposta »

 

Deixe uma resposta