1 comment

Grandes Clássicos do Super Nintendo – Parte 1

by on outubro 14, 2013
 

Compartilhe!Share on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0

O Super Nintendo foi um dos melhores consoles de todos os tempos, sua biblioteca é cheia de grandes títulos. Selecionei cinco jogos que marcaram época, entrando para a história dos vídeogames.

Estreando com o incomparável: Final Fantasy VI.

Final Fantasy VI (III nos Estados Unidos) foi lançado em 1994 pela Square. O título é tido até hoje como um dos melhores da franquia (bons tempos que não voltam mais). Dirigido por Yoshinori Kitase e Hiroyuki Itou, a trama mostra os eventos de um mundo aonde a magia é uma arte quase esquecida, que praticamente desapareceu depois de uma grande guerra. O desenvolvimento da história gira em torno dos conflitos gerados pelo Império e os outros reinos com a participação das criaturas mágicas, os Espers. FFIV integra tecnologia e características medievais em um mesmo mundo, algo até então inédito na série.

download

Todos os personagens tem um proposito claro no decorrer da trama, além de todo um desenvolvimento próprio. Há também a abordagem a temas adultos e pesados, como: morte, suicido, abandono e etc. Entre todos os personagens o vilão Kefka tem um destaque especial, sendo cruel e cômico ao mesmo tempo, agindo com total desprendimento pela vida das pessoas em seu caminho por poder. Mesmo os personagens não tendo frames tão detalhados quanto os atuais, eles conseguem transmitir suas emoções com muita competência.

A cena da opera é sempre muito lembrada. Esse momento sintetiza toda a arte presente do jogo, e como conseguiram extrair o melhor do sistema, mesmo com as limitações de som da época. Um dos momentos mais marcante dentro da franquia como um todo.

Joguei esse FF à pouco tempo, e fiquei impressionado em como envelheceu bem. Os gráficos 2D são excelentes, um dos jogos que com certeza que atingiram o ponto mais alto de potencial da geração 16 bits. Tanto o sistema de combate quanto o de exploração são ótimos, e a história é uma das melhores dos FF que já joguei. Em diversos aspectos FFVI supera o seu sucessor, FFVII.

ffvi_atma_weapon1

Sim, nessa época FF ainda prestava. FFVI saiu para Snes, Psone (com cenas em CGs inéditas), Gameboy Advanced (com quests extras). Há pouco tempo confirmaram uma versão para iOS e Android, faça um bem a si mesmo e fique longe dessas versões, porque provavelmente serão tão mal feita quanto as últimas lançadas para celulares.

Compartilhe!Share on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0
comentários
 
Deixe uma resposta »

 

Deixe uma resposta