1 comment

Mighty No. 9 vs Capcom

by on outubro 1, 2013
 

Compartilhe!Share on Facebook10Tweet about this on TwitterShare on Google+0

Keiji Infune, ex-funcionário da Capcom e criador do Mega Man, iniciou campanha no Kickstarter para lançar o jogo Mighty No. 9 pela sua nova empresa, a Comcept. Pela proposta do projeto, fica evidente o desejo de desenvolver um sucessor espiritual do blue bomber.

a1d0e45fc7a68f4c962f2ebcd7a2210c_large

A Capcom detentora dos direitos do personagem, vem já há algum tempo deixando seu personagem fora das prateleiras, tendo inclusive cancelado projetos como Mega Man Legends 3, Mega Man Universe, dentre outros.  O último jogo lançado oficialmente foi à coletânea dos jogos Mega Man Zero em 2010.  E o pior é que nem existem perspectivas de novos jogos, nesse ano o máximo foi um jogo feito por fãs, Street Fighter x Mega Man lançado para PC, em comemoração aos 25 anos do personagem (que grande homenagem, heim?). O personagem por enquanto está limitado a apenas participações especiais, como no próximo Super Smash Brothers.

O rápido financiamento do Mighty No. 9, atingindo a meta de 900.000 dólares em menos de 24 horas, é uma resposta direta a Capcom, mostrando que há demanda para novos jogos no estilo 2D clássico.

Bem, eu financiei o jogo, contribuindo com 20 dólares, o que garante a cópia digital para PC. O financiamento terminou hoje (01/10) e atingiu 16 metas subsequentes, que incluíram uma série de outros elementos, como: fases extras, challenge mode, intro stage e etc (veja as metas na figura abaixo). Mas o mais importante, vai estar disponível seja lá em qual plataforma você deseja jogar, disponível em: PC, PS3, PS4, Xbox 360, Xbox One, Wii U, PSVita, 3DS.

metas

Projeto arrecadou mais de 4 milhões de dólares, e teve 67.226 financiadores, algo realmente excepcional, sendo o terceiro jogo com maior financiamento no Kickstarter. Li muita gente reclamando desse excesso de metas, mas como as regras inicias não mudaram acho quaisquer outras metas válidas, cabendo cada um escolher a financiar ou não.

Ao financiar o projeto, todos estão na verdade apostando nos grandes nomes envolvidos, como o do próprio Infune, que esteve envolvido em excelentes franquias da Capcom (todas as séries Mega Man, Onimusha, Dead Rising, etc).  Por enquanto, poucas informações do projeto estão disponíveis, contando apenas com artes conceituais e descrições, e vídeo bem preliminar do gameplay, o que passa apenas uma simples ideia do que o jogo realmente será.

MightyMegaman

Outra questão importante é se a Capcom vai ou não tomar medidas judiciais por plágio, pela gigantesca semelhança com o seu personagem. Questionado sobre isso, Infune diz que é algo que o preocupa, mas por enquanto nada foi feito e dizem até que algumas figuras dentro da Capcom estão incentivando o projeto.

Agora é esperar até 2015 (é, isso mesmo, 2015) para saber se Mighty No. 9 vai agradar a todos os seus financiadores e talvez substituir o papel do seu antecessor na história dos games, ou não. Mas de qualquer maneira, fica o recado: Chupa Capcom!!! Mighty No. 9 atingiu 4 Milhões!!

Compartilhe!Share on Facebook10Tweet about this on TwitterShare on Google+0
comentários
 
Deixe uma resposta »

 

Deixe uma resposta