0 comentários

O Coringa apareceu em Gotham?

by on fevereiro 19, 2015
 

Compartilhe!Share on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0

Semana passada, a prévia do episódio de Gotham liberado pela Fox criou grande expectativa, pois ao que tudo indicava seria a estreia da versão do Coringa no seriado. Mas com a exibição do capítulo essa semana, muitas dúvidas surgiram, seria esse mesmo o temido vilão? Texto com Spoilers da série e das HQs!

Na trama do décimo sexto episódio, transmitido essa semana, gira em torno da investigação do assassinato de Lila, a encantadora de serpentes do circo Haly’s (aproveitaram para mostrar os Graysons Voadores – futuros pais de Dick Grayson, o primeiro Robin). Logo no início da investigação, surge a figura de Jerome (Cameron Monaghan), filho de Lila. No final ao revela-se que o próprio filho assassinou a mãe, e o pai do garoto (que desconhecia tal fato) tentou encobrir tal fato, ao plantar falsas pistas. Com isso chegamos ao momento que Jerome gargalha enlouquecidamente, personificando uma figura bem parecida com o Coringa que conhecemos.

Mas partindo desse ponto que entram as especulações sobre esse possível personagem venha mesmo a se tornar o Coringa. Um dos produtores, quando questionado sobre esse possível fato disse o seguinte:

“Nós não estamos brincando com a plateia. Eu não vou dizer-lhe que é o Coringa, mas vou dizer-lhe isto não é um truque. Isso não é um jogo. Este é o início da saga do Coringa. Estamos contando o primeiro capítulo da história de como o Coringa veio a existir – de onde ele veio, quem ele é, o que o levou a esse caminho. Estamos contando uma história longa e excitante aqui, e esta é apenas a primeira página do primeiro capítulo. Mas este não é um arenque vermelho (termo usado nos Estados Unidos como algo feito para distrair/enganoso). Este personagem irá ter grande importância.”

Assim ainda fica totalmente em aberto quem será o vilão, muitos fãs da série estão apontando que ele possa ser um outro personagem que já existe e tenha ligação com o palhaço. Na verdade, antes da série começar, os responsáveis pelo seriado já haviam anunciado que “brincariam” com a identidade do Coringa, inclusive já apresentaram um possível candidato logo no primeiro episódio.

Existe até teorias que apontam que Oswald Cobblepot (vivido por Robin Lord Taylor) poderia vir a se tornar o palhaço – defendendo que as semelhanças físicas do ator lembram mais a do Coringa que as do Pinguim. Sem contar seus momentos de loucura e sanguinolência dignas do palhaço. Talvez uma futura “morte” do personagem, ele retornar adotando sua nova alcunha (acho essa teoria forçada e espero que não se concretize, já que sem dúvida Cobblepot é o destaque do seriado até então).

j02

O primeiro candidato a Coringa mostrado em Gotham e a bizarra teoria de Oswald Cobblepot se tornar o vilão

Voltando para as principais versões da origem do Coringa nas HQs temos basicamente duas abordagens:

– A estabelecida por Alan Moore na clássica graphic novel A Piada Mortal, o personagem é caracterizado como um comediante fracassado (sem nome) que ingressa no mundo do crime devido a deplorável situação financeira que vivia, tendo inclusive uma mulher grávida para sustentar. Convencido por uma gangue a realizar um roubo, ele é convencido a adotar a identidade de vilão chamado Capuz Vermelho. Porém, o assalto é frustrado pelo Homem Morcego e o comediante  acaba caindo em um tonel de produtos químicos, que deixaram seus cabelos verdes e pele branca. Junto a isso a morte de sua esposa e filho acabam levando ele totalmente a loucura, tornando-se então a figura que conhecemos.Cabe destacar que o próximo episódio do seriado irá apresentar a figura do Capuz Vermelho, então esse pode ser um caminho a ser seguido.

j03

O comediante fracassado em A Piada Mortal de Alan Moore e o visual do Capuz Vermelho.

– A primeira versão criada para o Coringa, vista em várias HQs, é a que ele era anteriormente um mafioso chamado Jack Napier, que acaba sofrendo o mesmo acidente com produtos químicos visto na versão anterior. Essa versão já foi adaptada em diversas outras mídias, como no desenho de 1993 de Bruce Timm em Batman: A Máscara do Fantasma e também no longa de 1989 de Tim Burton, onde Jack Nicholson viveu o palhaço.

j04

Antes do Coringa, o personagem já teve uma versão como o mafioso Jack Napier. Visto no desenho de Bruce Timm e no filme de Tim Burton

Logicamente sempre existe a possibilidade deles criarem uma nova origem, talvez combinando alguns elementos dessas versões e até expandindo certas partes, introduzindo novas tramas e etc. Só espero que deles dediquem um cuidado especial, pois o vilão é sem dúvida um dos maiores vistos até hoje e merece uma representação memorável. Porquê, as vezes mesmo deixando em aberto a origem do personagem, como Nolan fez em seus filmes, a figura dele se tornou marcante.

Compartilhe!Share on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0
Seja o primeiro a comentar!
 
Deixe uma resposta »

 

Deixe uma resposta