0 comentários

O que diabos aconteceu com a franquia Legacy of Kain?

by on maio 18, 2016
 

Compartilhe!Share on Facebook249Tweet about this on TwitterShare on Google+0

Arte da capa feita por Zolaris

Então caros bucaneiros das marés digitais, o que houve com Legacy of Kain (em tradução livre: O Legado de Caim)? Vocês se lembram desses games da Crystal Dynamics (hoje em dia parte da Square Enix)? Pô, Legacy of Kain: Soul Reaver (1999), a primeira sequência do original de 1996, foi inesquecível. O universo do jogo se passava na sombria Nosgoth, onde acompanhávamos as desventuras de Kain, um lorde vampiro trágico e ambíguo que busca dominar tudo e todos depois de ter sido traído. E não podemos nos esquecer de Raziel, um servo de Kain, que foi traído por seu mestre, apenas por apresentar uma nova habilidade, o dom de voar com asas. Após de ser quase destruído, essa criatura dramática busca desforra contra seu antigo chefe. Como podem ver, a vingança era algo pleno nessa saga. Então, o que houve com essa famosa franquia que gerou cinco belos jogos? Seria esse mais um mistério das gerações 32/128 bits que nunca teremos uma resposta clara? Uma questão perdida para sempre nos anais da história digital dos games? Hoje em dia com Dark Souls sendo a nova namoradinha do mundo dos gamers hardcore, parece que era uma boa hora dessa dark fantasy voltar à tona, não?

Bem, um dia, muito provavelmente, Legacy of Kain, ou LOK, será ressuscitado, como é o destino de qualquer saga que fez o mínimo de sucesso no passado. No entanto não será uma sequência direta. Por que tenho tanta certeza disso cara pálida? Ora, Amy Henning, a roteirista principal do projeto, a pessoa que praticamente concebeu esse mundo, deixou a Crystal Dynamics por desavenças quanto a seu pagamento. Sem contar que Defiance, o último capítulo da saga, teve um final conclusivo, com Kain, parcialmente, redimido e Raziel cumprindo seu destino.

Como já sugerido no parágrafo anterior, um “reboot” é bem provável de ocorrer. Eu chuto que no máximo em cinco anos isso irá acontecer. Uai, mas e uma versão remasterizada? Por enquanto neca de pitibiriba. Fique longe dos ports para PC falando nisso, eles não funfam direito nem com reza brava. Se você quer conferir Legacy of Kain atualmente, a opção mais fidedigna são os ports digitais na Playstation Store.

De qualquer modo, oficialmente um novo título na franquia Legacy of Kain tem boas chances de acontecer para os consoles da nova geração (PS4/Xbox One), de acordo com a desenvolvedora Crystal Dynamics, responsável também pelos novos games da série Tomb Raider. Contudo, por enquanto, é uma possibilidade apenas, algo em torno de “uma chance de 50%” segundo Michael Brinker, designer sênior do subestimado Rise of the Tomb Raider.

A franquia não tem um novo título desde Legacy of Kain: Defiance, lançado no longínquo ano de 2003. Dito isso, um jogo chamado Legacy of Kain: Dead Sun esteve em produção para PlayStation 3 e Xbox 360, mas foi cancelado, para tristeza geral da nação. Ou pelos menos dos fãs da franquia.

Para acabar com esse lenga-lenga, se você quer algo novo de Legacy of Kain, fique atento nesse projeto feito por um fã. Por enquanto essa parece ser a melhor chance real de jogar um LOK de qualidade em breve.

Um tributo para Kain, feito pelo usuário Madej. Um clipe nostálgico e totalmente anos 90. 

Compartilhe!Share on Facebook249Tweet about this on TwitterShare on Google+0