2 comentários

Os melhores fã filmes de games – parte 1

by on novembro 29, 2013
 

Compartilhe!Share on Facebook2Tweet about this on TwitterShare on Google+0

Se Hollywood não faz, os fãs fazem. A força dos fãs sempre foi algo conhecido, mas muitas vezes por limitações orçamentarias e falta de capacidade técnica adequada os projetos tinham um caráter  informal e alcance restrito, porém com o advento de sites come youtube, acessibilidade em tecnologias de edição e a rede de conexão entre os fãs, os projetos se tornaram cada vez melhores.

Ao longo dos últimos anos, é cada vez mais fácil encontrar projetos de qualidade, com orçamentos consideráveis e bem executados, dignos das obras que os inspiraram. Parabéns a todos os fãs que investem cada vez mais energia para realizar projetos como esses. Segue alguns dos melhores filmes realizados por fãs baseados em games:

Dead Space: Chase to Death

Dead Space foi um excelente jogo dessa geração, e provavelmente o melhor survival horror. A trama até gerou duas animações, Dead Space Downfall (se passa antes do primeiro jogo – é até interessante, mostra um grupo tentando sobreviver na nave iIshimura) e Dead Afthermath (mostra eventos depois do primeiro jogo – tem algumas ideias bacanas, mas a mistura de animação com computação gráfica ficou bizarra).

Já DEAD SPACE: Chase to Death, desenvolvido pelo estúdio Zpictures (http://www.filmannex.com/ZPICTURES), como um suposto trailer para o filme, consegue capturar a essência exata do jogo, em seus corredores sombrios, tensão a passo e o isolamento proporcionado pelo espaço, sem contar o visual espetacular.

Portal: No Escape

Portal é uma franquia obrigatória para qualquer fã de vídeo games, essa obra prima da Valve surgiu a partir de testes que o estúdio estava realizando para Half Life. Mas devido ao grande potencial, resolveram dar vida a um projeto novo, misturando o famoso estilo FPS e a resolução de puzzles. E sim, Portal  2 é um dos melhores jogos dessa geração

O vídeo consegue passar a sensação da vida diária da protagonista Chell em seus anos de cobaia nos laboratórios Aperture. Com uma trilha sonora marcante e com uma qualidade altíssima o curta está em um patamar acima de muitos outros, algo realmente profissional. Talvez um filme sobre a série só não seria viável por se concentrar basicamente em Chell e GLaDOS – uma das inteligências artificiais mais marcantes que já vi, que consegue até transmitir humor, sendo um dos personagens mais marcantes do universo dos vídeo games

Last of Us

Parte 1

Parte 2

A Naugthy Dog conseguir nesse jogo superar a sua outra elogia franquia Uncharte, em Last of Us o jogador é responsável por guiar Joe e Ellie em uma longa jornada de sobrevivência ao cruzar várias localidades dos Estados Unidos infestada por humanos infectados por uma espécie de fungo que os tornam hostis e irracionais, até chegarem a um foco de resistência humana controlada por um grupo conhecido como Fireflies. Com uma narrativa única e um qualidade sem igual em detalhes gráficos e sonoros,  Last of Us é um dos melhores jogos dessa geração e com um lugar certo na história.

O bacana do jogo é que esse vai muito além da temática super explorada de zumbis que permeia a cultura pop atual. Acredito sim que no momento inicial do desenvolvimento a inspiração foi essa temática, mas o projeto é mais profundo e tem características próprias que o diferenciam. Lembro que a equipe da Naughty Dog citou em entrevista que a ideia da infeção surgiu de uma espécie de fungo que se alojava em simbiose a um tipo de mosca, a qual começava a buscar nutrientes essenciais para a sua sobrevivência. O fator tensão que envolve também todos os indivíduos do jogo caracterizam a máxima introduzida por George Romero, no qual o maior perigo de um cataclisma zumbi seriam os humanos e não os mortos-vivos.

O grupo Iron Horse Cinema Production, vem desenvolvendo um projeto de alta qualidade baseado no jogo, que  já consta com duas partes que transmitem com precisão características dos personagens e momentos específicos do jogo, com detalhes que remetem diretamente a aventura. Atualmente estão buscando ajuda para concluir a terceira parte, mais informações sobre o projeto em:

https://www.facebook.com/pages/The-Last-of-Us-Fan-Film/145656695635825

Compartilhe!Share on Facebook2Tweet about this on TwitterShare on Google+0
comentários
 
Deixe uma resposta »

 

Deixe uma resposta