4 comentários

Retrospectiva dos piores momentos das Tartarugas Ninja – Parte 1

by on agosto 4, 2014
 

Compartilhe!Share on Facebook5Tweet about this on TwitterShare on Google+0

O novo filme das Tartarugas Ninja chega dia 14 de agosto e muitos fãs (eu inclusive) já estão esperando uma bomba. E não é pra menos, pois temos nada menos que Michael Bay na produção e o fraco Jonathan Liebesman na direção. Agora é questão de esperar o filme para tirar conclusões sobre o longa, mas mesmos que o gênio por trás de Transformers jogue as Tartarugas Ninja na lama... na verdade elas já estiveram lá muitas vezes. 

As Tartarugas Ninja (Teenage Mutant Ninja Turtles) apareceram pela primeira vez em uma linha de HQs underground nos anos 80, criadas por Kevin Eastman e Peter Laird. Com um estilo peculiar que misturava elementos das histórias de super-heróis da época (com direito a uma ligação com a origem do Demolidor), violência e bizarrices. Essa primeira linha de revistas é considerada por muitos fãs como o melhor material das Tartarugas até hoje.

tmnt1

A primeira arte feita por Kevin Eastman – A antítese de combinar um quelônio conhecido por sua lentidão com a agilidade e velocidade de um ninja. Cena clássica da primeira edição das TMNT.

Depois de uma série de TV, filmes e bonecos que perpetuaram durante muitos anos, as Tartarugas começaram a perder força.  Porém nunca foram efetivamente esquecidas, pois sempre retornavam com uma nova abordagem em desenhos animados, HQs e até Live Action.

 Animação de 87:

Abertura foda né? mas não se anime.

O real motivo do sucesso das Tartarugas foi graças o desenho animado de 1987. Seguindo a fórmula de ação e muito humor a série conseguiu durar impressionantes 10 temporadas. Alguns fãs defendem as primeiras temporadas, que adequavam ao público infantil parte das bizarras ideias vistas nas HQs. Entretanto com o passar do tempo o lado cômico tomava cada vez mais espaço, com piadas e situações infames frequentes. Outro ponto que chamava atenção era os constantes erros de animação.

tmnt3

Mesmo com o fator nostalgia ligado alguns momentos são vergonhosos demais…

tmnt4

Armas, faixas e vozes trocadas eram erros recorrentes na animação de 87.

Analisando hoje a série envelheceu mal, comparada com outros desenhos da época. A melhor opção fica com a animação de 2003, mas mesmo assim não espere uma obra de arte. Atualmente o direito dos personagens foi adquirido pela Nickelodeon, que além desse novo filme também faz uma série em CGs voltado para o público infantil.

tmnt2

Desenho de 2003 e atual animação da Nickelodeon.

Animação japonesa:

Se o desenho de 87 já não era lá grandes coisas imagine uma versão japonesa. Com o nome de Mutant Turtles: Superman Legend, a série tinha como base o desenho americano de 87. Essa bizarra aventura foi lançada em dois OVAs em 1996 e mostrava as tartarugas atingindo um novo nível de mutação através de  “pedras mágicas”, e além disso contavam também com armaduras e até fusão entre os quatros irmãos.

Filmes:

tmnt5

O primeiro longa de 1990 ainda se salva, tendo boas cenas de luta e história. O segundo é questionável, pois já tinha uma pegada cartunesca, e a famigerada cena com Vanila Ice, tida como o ponto que abriu a porta para a maioria das tosqueiras que ainda estavam por vir.

Já o terceiro é totalmente retardado… sério, digno dos piores momentos do desenho de 87, cheio de situações “engraçadas” e piadas lamentáveis até para as crianças. Impressionante como as fantasias caíram de qualidade, ficando claramente piores que as dos dois filmes anteriores.

Em breve a segunda parte da matéria, com momentos ainda mais humilhantes que as Tartarugas passaram… sim ainda piora bastante.

Aproveite e confira a crítica do filme feita pelo Azure Kid aqui. Segundo ele , se você não for um fã xiita vai curtir o filme. Até já vejo com melhores olhos o longa, mas esse visual de tartarugas de 2 metros de altura ainda não descem… de resto vamos ver.

Compartilhe!Share on Facebook5Tweet about this on TwitterShare on Google+0
comentários
 
Deixe uma resposta »

 

Deixe uma resposta