3 comentários

Conheça os Guardiões da Galáxia!

by on julho 29, 2014
 

Compartilhe!Share on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0

Depois de Capitão América: o Soldado Invernal, o filme dos Guardiões da Galáxia é a aposta mais arriscada da Marvel para esse ano. O filme tenta replicar o sucesso de um grupo de super-heróis no cinema em mundo pós-Vingadores. E por que do risco elevado? Porque os personagens são desconhecidos do grande público e a Marvel agora busca emplacar outra vertente de seu universo, explorando um contexto espacial/ cósmico, até então evitado.

Mesmo nas HQs, os Guardiões da Galáxia não são tão conhecidos, até então, quanto os outros ícones da editora, como Homem-Aranha, Hulk, Wolverine e etc. Com esse post apresento brevemente esses heróis e um pouco da historiografia desse bando de desajustados.

Na primeira aparição do grupo Guardiões da Galáxia, as histórias se passavam em outra linha temporal do universo Marvel e no futuro (século XXXI), ou seja, não tinham relação com as histórias dos demais super-heróis da editora. A equipe era composta por seres de vários planetas, que formaram uma resistência ao domínio da raça Badoon, que havia conquistado o sistema Solar e Alpha Centauri. A composição inicial era composta por: Vance Astro (que depois se torna Major Victory), Charlie 27, Yondu e Martinex.

Já a formação que serviu de base para o filme dos Guardiões da Galáxia foi estabelecida em 2008 durante a segunda parte da minissérie Aniquilação (Aniquilação 2 ou Conquest). Depois dos eventos dessa saga, que levou a destruição de vários planetas e morte de milhares de habitantes, o Senhor das Estrelas, Peter Quill, decide estabelecer um grupo de seres superpoderosos com o objetivo de proteger o universo de ameaças semelhantes, ou pelo menos tentar conter seus avanços antes que ganhem maiores proporções. Os integrantes da equipe têm variado bastante desde a sua formação, porém os mais importantes até o momento e que estarão no filme são os seguintes:

Senhor das Estrelas (Chris Pratt)

starlord

Filho de uma mãe humana e um pai alienígena, Peter Quill era um astronauta que durante sua estadia em uma estação espacial teve contato com uma entidade extraterrestre chamada Mestre do Sol, que lhe ofereceu o manto de Senhor das Estrelas – que é uma espécie de um policial espacial. Quill nunca chegou a conhecer seu pai, que pertencia à alta hierarquia do império Spartoi. Sua real meta era se vingar do assassinato de sua mãe por um grupo de alienígenas, por isso decidiu assumir o cargo. Apesar de ser o líder da equipe, o Senhor das Estrelas não segue a fórmula de um herói clássico, pois age de forma bem mais racional e lógica do que propriamente heroica – tendo como foco os objetivos e utilizando das medidas necessárias para cumprir sua missão, mesmo que isso envolva sacrificar companheiros e esconder fatos, caso isso justifique um bem maior. Peter Quill está mais para um Han Solo do que para um Luke Skywalker. No filme, Peter Quill é um aventureiro espacial que foi levado da Terra ainda quando criança. E que depois de recuperar um artefato antigo deve se reunir com uma improvável equipe para tentar salvar a galáxia. Sem contar que o herói no cinema é bem mais debochado do que nos quadrinhos.

Rocket Raccoon (Bradley Cooper)

rocket

Basicamente esse guaxinim com características humanoides vindo do planeta Halfworld possui grande especialidade tática em estratégias de combate e destreza com armas pesadas, tornando-o bem mais durão do que sua aparência pode remeter. O personagem teve aparições espaças ao longo dos anos na Marvel desde a sua criação, mas nada de grande relevância – sua origem está ligada a um planeta que modificava geneticamente animais, concedendo-lhes inteligência e porte humano (quem se importa?). Desde seu primeiro encontro com Groot, eles formaram uma forte parceria durante os combates. Resumindo, Rocket Raccoon é um invocado guaxinim de trabuco. No longa, Rocket é um nervoso guaxinim caçador de recompensas e mercenário que foi geneticamente alterado e ciberneticamente reforçado, tendo até um enorme chip em seu ombro.

Drax o Destruidor (Dave Bautista)

drax1

Antes de se tornar Drax o Destruidor, existiu o terráqueo Arthur Douglas, que acidentalmente testemunhou a chegada de Thanos a Terra. Com a intenção de se manter incógnito, o Titã assassinou Arthur e sua toda a sua família, salvo a sua filha Heater (que posteriormente se torna a Serpente da Lua). A fim de derrotar Thanos, os eternos – Mentor e Kronos – empregaram seus poderes cósmicos para alojar a alma do humano em um novo corpo, com poderes elevados para cumprir a missão de matar o Titã louco. Apesar da força extrema, Drax tinha uma inteligência limitada porém, após uma suposta morte, o mesmo ressuscitou em uma forma menos poderosa e intelectualmente superior (com um visual parecido com o do Kratos do God of War). No filme a morte de sua família foi realizada por Ronan e Drax é um alienígena.

Gamora (Zoe Saldana)

gamora

Única sobrevivente dos zen-whoberianos, Gamora foi salva e ficou sobre a guarda de Thanos.  Durante anos foi treinada para ser uma assassina letal, e assim servir o Titã como uma arma para atingir suas ambições. Para ser mais facilmente controlada, Gamora sofreu uma série de lavagens cerebrais. No entanto, após muitos anos, ela conseguiu se livrar do jugo do Titã e jurou vingança ao seu captor. Além de possuir habilidades superiores comparadas com a raça humana, Gamora é mestre em artes marciais. Sua habilidade era tamanha que ficou conhecida como a mulher mais perigosa do universo. No filme, Gamora nunca cultivou nenhum amor por Thanos e é apenas uma filha adotiva “troféu de guerra”.

Groot (Vin Diesel)

groot

Groot, o monarca do planeta X, assim como Gamora, é o último espécime de sua raça. Em sua primeira aparição o personagem tinha um vocabulário mais extenso indo além de: “Eu sou Groot”. Pouco se sabe sobre a história de Groot. No universo Marvel um personagem com o mesmo nome e visual surgiu nos anos 60, mas parece que nada disso é levado em consideração para o atual. Basicamente Groot é uma imensa árvore viva, com grande força e poder de controlar outras plantas e se reconstituir a partir de qualquer lasca de seu corpo – revivendo várias vezes se necessário. Aposto que será confundido com um Ent do Senhor dos Anéis. No filme ele é companheiro de Rocket, atuando como seu guarda costas e companheiro mercenário.

Nebulosa (Karen Gillan)

nebula

Pouco se sabe sobre o passado dessa personagem do universo Marvel. Ao longo de suas aparições, Nebulosa surgiu como uma impiedosa e ambiciosa vilã, que liderava um grupo de piratas espaciais. Nebulosa se diz neta do temido titã Thanos, e assim como ele compartilhava o desejo por poder. Depois de uma série de acontecimentos, Nebulosa ficou em um estado catatônico, mas um dos antigos membros de seu grupo a liberta e a leva até ao Dr. Mandibus que a transforma em cyborg e recupera sua mente. No filme, Nebulosa é tenente leal da frota de Ronan e serviçal de Thanos. Uma assassina habilidosa que guarda ressentimento contra Gamora, filha adotiva de Thanos, que virou as costas para o “Titã Louco”.

O Colecionador (Benicio Del Toro)

colecionador

O Colecionador é um Ancião com mais de cinco bilhões de anos. Na realidade todos os Anciões são imortais devido a uma aposta feita entre o Grande Mestre e a Morte, na qual o Ancião perdeu propositadamente, garantindo a todos os seus semelhantes o dom da imortalidade. Para manter a mente ocupada durante a eternidade, surgiu o hábito de colecionar objetos, espécies e milhares de artefatos de todas as partes do universo. O Colecionador justifica seu ato como uma forma de preservação da história dos possíveis riscos que eles estão sujeitos, utilizando-se até de meios cruéis para atingir seu objetivo. No cinema o Colecionador tem a mesma premissa das HQs.  Quando esse ser estranho se encontra com os Guardiões da Galáxia, ele oferece uma barganha duvidosa aos heróis.

Ronan (Lee Pace)

ronan

Ronan, o acusador é um membro da aristocracia do império Kree. Após concluir sua formação, Ronan ingressou na corporação dos acusadores (formação física e intelectual), onde passou por rigorosos treinamentos e foi aprovado nos mais diferentes testes, obtendo status surpreendentes perante sua raça. Em um incidente envolvendo uma frota Skrull, Ronan conseguiu deter o ataque desempenhando sucesso incomparável. Tal fato lhe gerou o cargo de Supremo Acusador do império Kree, sendo responsável por fazer cumprir as leis e os decretos da Inteligência Suprema. No filme, Ronan é o principal antagonista, que adota uma postura radical sobre a guerra contra os Xandarianos, inclusive fechando um pacto com o titã Thanos – que estabelece a troca de um artefato misterioso pelo poder de exterminar o planeta Xandar. Mas no caminho de seu desejo encontra-se Peter Quill e os Guardiões da Galáxia. E, diferente dos HQs, Ronan que será o responsável pela morte da filha de Drax, ao invés de Thanos.

Yondu (Michael Rooker)

yondu

Nas HQs, Yondu Udonta é um caçador da tribo Zatoan do planeta Centauri IV. Diferente da Terra, Yondu vivia em uma sociedade pautada em um sistema tribal, algo similar ao estilo de vida indígena e sociedades antigas terráqueas. Quando realizava o ritual para tornar-se guerreiro, seu planeta sofre o ataque da raça Badoon, que iniciava uma onda de conquista interplanetária. Durante o ataque, Yondu encontra-se com sobreviventes provindos de outros planetas. Buscando criar uma linha de resistência, eles se unem e formam a primeira equipe dos Guardiões do século 31. Já no filme, Yondu é um bandido interestelar do século 21 que tem um relacionamento “paternal” com Peter Quill. Líder do grupo de foras da lei conhecido como Ravagers, ele atravessa a galáxia pilhando tudo que encontra pelo seu caminho. Ou seja, nada haver com o personagem original.

Korath (Djimon Hounsou)           

had

Korath-Thak é um brilhante cyber-geneticista Kree que desenvolveu o projeto perseguidor que consistia em um modelo de energia que poderia transformar qualquer matéria que tocava em uma forma que perseguiria e subjugaria seu alvo. O alto conselho Kree, depois de um primeiro teste infrutífero, cancelou o projeto, porém Korth, acreditando no seu trabalho, usou o modelo em si próprio, tornando-se Korath o perseguidor. Com isso, ele se tornou mais forte e resistente que um Kree, além disso Korath é treinado em artes marciais de seu planeta e veste uma armadura de alta tecnologia, dotada de vários recursos. Já no filme, a figura de Korath está diretamente ligada a de Ronan, ao oferecer seus dotes de caçador intergaláctico ao poderoso vilão.

Tropa Nova

tropanova

A tropa Nova foi originalmente formada como uma força militar e de exploração do planeta Xandar. Composta por 500 soldados Xandarianos, a tropa possui um sistema hierárquico similar às patentes existentes em exércitos, os níveis superiores possuem mais experiência e detém maior percentual de poder. Todos da tropa compartilham de uma mesma fonte de poder chamada Força Nova, que é uma fonte quase ilimitada de energia gerada pelo computador vivo chamado Mente Global. Cada membro da tropa age sobre duas diretrizes básicas: defender Xandar e proteger a Mente Global. Com o tempo, a tropa evoluiu e passou a atuar em nível intergaláctico, sendo responsáveis pela manutenção da paz em toda galáxia (estranhamente similar com a tropa dos Lanternas Verde da DC). Através da Força Nova que é compartilhada entre os membros da tropa, cada indivíduo possui o pacote básico de super poderes, como: super força, velocidade, voo e rajadas de energia. No filme, a tropa agirá como uma espécie de SHIELD dentro do planeta Xandar e é retratada mais em um contexto militar e não com super poderes, algo como policiais espaciais. Quem comanda o Tropa Nova no filme é a Nova Primordial, interpretada por Glenn Close.

Gostou? Não se esqueça de ver o filme essa semana e ler nossa crítica sobre a obra AQUI.

Compartilhe!Share on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0
comentários
 
Deixe uma resposta »

 

Deixe uma resposta