51 comentários

Crítica – Os Cavaleiros do Zodíaco: A Lenda do Santuário (Saint Seiya: Legend of Sanctuary, 2014)

by on julho 14, 2014
 

Compartilhe!Share on Facebook628Tweet about this on TwitterShare on Google+0

Sessão vista no Annecy International Animated Film Festival. No Brasil estreia no dia 11 de setembro… Será que o filme é um atentado? Vish, já comecei com piada ruim, a crítica vai ser dose pelo visto…

Qual guri brasileiro nos anos 90 não cresceu sendo fã dos Cavaleiros do Zodíaco? Saint Seiya (nome original da franquia), obra de Masami Kurumada que marcou a “geração Manchete”, está quase comemorando 30 anos (o mangá e o anime começaram em 1986 no Japão). Quer melhor jeito de celebrar o feito do que fazendo uma animação com o melhor da tecnologia para a garotada dos dias de hoje? A Toei Animation produziu “Os Cavaleiros do Zodíaco: A Lenda do Santuário” (Saint Seiya: Legend of Sanctuary), um reboot cinematográfico dos defensores de Athena. Fica um aviso para você que é das antigas, tenha em mente que essa animação é uma adaptação bem diferente do seu mangá favorito de quando tu era um garoto juvenil. De qualquer modo, esse desenho faz o cosmo elevar além do sétimo sentido? Ou é algo para ser espancado que nem o Cassios? Continue lendo esse relato e descubra.

NCCALDE_002

Visual original do Seiya no mangá na esquerda e do novo filme na direita

Primeiramente vamos a uma sinopse do filme. O longa é baseado na clássica saga das “Doze Casas”, só que tudo em uma velocidade turbo. Aioros (ou seria Aiolos?), o cavaleiro de Sagitário, tenta fugir do Santuário (que agora é localizado em outra dimensão) carregando consigo a Athena bebê. O dourado é ferido mortalmente por outros Cavaleiros de Ouro mas, antes de perecer, consegue entregar a reencarnação da deusa para Mitsumasa Kido, um milionário que realizava uma exploração no gelo. O ataque a Sagitário ocorreu porque o Grande Mestre deseja dominar o mundo e, para isso, ele não pode ter a verdadeira deusa Athena interferindo em seus planos. Dezesseis anos depois o bebê se torna Saori Kido, uma jovem confusa e que terá que lidar com o fato de ser uma deusa. A garota é atacada por soldados do Santuário, mas, para sua sorte, Seiya de Pégaso, que já tinha salvo Saori na infância, Shiryu de Dragão, Hyoga de Cisne e Shun de Andrômeda, são seus defensores, Cavaleiros de Bronze que Mitsumasa Kido providenciou para proteger sua “neta”. Agora os jovens de Bronze terão que enfrentar os poderosos Cavaleiros de Ouro e recuperar o Santuário do domínio do misterioso e manipulador Grande Mestre.

sefosseigualaoanime

Como seriam os visuais do novo filme no traço do anime dos anos 80/90? A imagem acima passa a ideia

Olha, para ser sincero o roteiro dessa adaptação é bem raso, tudo ocorre de forma rápida demais, os personagens, tirando Seiya e Athena, quase não são desenvolvidos e a trama acaba sendo quase toda baseada em um “mal entendido”. Contudo há coisas boas, povo, a animação é perfeita, o CG desse filme é de impressionar, principalmente as expressões faciais, que compensam até mesmo algumas falas e transmitem muita carisma, com destaque para Seiya, em todos os momentos, e quando Shiryu, o melhor guerreiro de Bronze, fica revoltado com algo. Algumas mudanças específicas irão irritar os fãs mais antigos, vejamos… Há um dourado que morre em míseros 40 segundos (e não é o Aioros), já Libra só é citado, pois é, nada do Mestre Ancião. Máscara da Morte é totalmente diferente do original, sem contar que protagoniza um momento musical, isso mesmo, muito vergonha alheia e Ikki de Fênix, o quinto guerreiro de Bronze e “lobo solitário do grupo”, não é tão fodão quanto gostaríamos. “E os Cavaleiros de Ouro? Estão legais?”, olha em geral eles funcionam, entretanto quem tem mais destaque entre eles é Aioria (Aiolia) de Leão e Saga de Gêmeos.

posterbrasillendafinal

Poster oficial de Os Cavaleiros do Zodíaco: A Lenda o Santuário no Brasil (Clique na imagem para aumentar)

“Então não vale a pena ver esse filme?”, nada disso meu jovem, essa animação possui batalhas sensacionais, vale ver pelas lutas com coreografia bacana, mas infelizmente ligeiras, e golpes exagerados. Também há algumas cenas de humor que funcionam e a trilha é boa, apesar de repetitiva. Claro que tudo poderia ter um ritmo melhor, mas eles acertaram bem na caracterização, a modernização foi feita de maneira correta. O visual das armaduras é bem bonito, e quando os capacetes ficam “completos”, vendo o filme você entenderá, é um momento heroico que irá leva-lo de voltar a empolgação da infância. No fim das contas, fã é sempre fã. No festival de animação que vi o público foi à loucura, foi só Seiya aparecer na tela que o povo aplaudiu. Creio que quem nunca foi apresentado a saga dos Cavaleiros do Zodíaco terá mais dificuldade em aceitar a correria do filme, então essa é uma estranha modernização que tem mais apelo para os nostálgicos. Mesmo reclamando, os fãs da era Manchete são as pessoas que realmente irão ver e rever essa obra.

NCCALDE_020

Algumas das várias expressões do Seiya no filme. Como podem ver os personagens são muito expressivos e esse Seiya, pelo menos ele, é mais legal do que a versão original

Acredito que no Brasil o filme irá ter um charme a mais por ter a dublagem original do desenho da Manchete (tirando o Aquário, que o dublador morreu, e o Escorpião que tem motivo para não ser a mesma voz). Admito que não escutar as vozes do Hermes Baroli e cia fez falta. Os japoneses são mestres na dublagem, mas faltou a empolgação do “Meteoro de PegasUs” (com u mesmo) brazuca. Então fica registrado meu pitaco, apesar dos pesares é legal, está longe de ser um ótimo filme, mas diverte. Veja o filme quando ele estrear no Brasil, contudo, lembre-se, é um filme focado nas crianças, vá com a mente aberta e não espere algo revolucionário. Assim, com certeza tu há de ter uma boa sessão pipoca.

Ps.: Há uma cena pós crédito engraçadinha.

Para uma opinião diferente sobre o filme e uma abordagem sobre o mesmo com SPOILERS, confira AQUI.

Nota: 3 Stars (3 / 5)

Também confira nossa críticas sobre Planeta dos Macacos: O ConfrontoComo Treinar o Seu Dragão 2Um Milhão de Maneiras de Pegar na Pistola outro filmes.

O trailer da versão dublada dessa animação

Uma compilação dos trailers japoneses feita por um fã

Compartilhe!Share on Facebook628Tweet about this on TwitterShare on Google+0
comentários
 
Deixe uma resposta »

 
  • julho 14, 2014 at 7:27 pm

    Porra, nota 3,5? Assim vosmicê desanima os fãs!!!!!!!!!

    Responder

  • Peterson Vasilisk
    julho 14, 2014 at 8:48 pm

    Não terá Pegasus Fantasy ? é eu peguei o solo na guitarra atoa :'(

    Responder

  • Julia Trindade
    julho 14, 2014 at 8:51 pm

    Nem sei se pode considerar como spoiler, mas eu preciso saber, o Milo foi transformado em mulher??

    Responder

  • Estelar
    julho 14, 2014 at 9:08 pm

    Conclusão: o filme é uma bosta. Mas quem não conhece vai gostar.

    Responder

    • Azure Kid
      julho 14, 2014 at 11:25 pm

      Melhor ver o filme antes de julgar não? Não é uma Brastemp mas tem seus méritos. No fim das contas até que funciona.

      Responder

    • Leandro Rocha Rodrigues
      setembro 10, 2014 at 9:10 pm

      cara nao parece ser uma bosta vi outros sites dando 9 de 10 pra ele e vi alguns comentarios de pessoas que viram 99 por cento das pessoas gostaram bastante ouvi algumas dizerem q ate choraram de nostalgia os q nao gostaram foi por causa das mudanças na historia

      Responder

    • MehGuy
      setembro 14, 2014 at 8:50 am

      Pelo que eu vi das críticas ao filme, é assim:

      Para quem não conhece CdZ é um filme regular-ruim
      Para quem conhece CdZ é um filme ruim-péssimo

      Claro que tem muita gente com padrões baixos que olham o filme como se fosse um “Senhor dos Anéis”. Tudo bem, cada um tem direito a uma opinião… mesmo que esteja errada!

      Responder

  • Ps Forgiarini
    julho 14, 2014 at 10:27 pm

    Que crítica ruim, dá mais spoilers do que propriamente opinião. 3 pro filme, que é ruim, e 2 pra avaliação.

    Responder

    • Azure Kid
      julho 14, 2014 at 11:24 pm

      Bem, não dei spoiler nenhum cara. Mas só pra constar fiz uma mudança para não ter reclamação de que falei demais. Mas se quer ir no cinema sem saber de nada é melhor não ver trailer, ler sinopse… Resumindo fica longe da net.

      Responder

  • Alessandro Pereira
    julho 15, 2014 at 8:07 am

    eu so nao gostei do seiya virar um centauro!

    Responder

    • françois
      julho 15, 2014 at 9:56 am

      ele não vira um centauro o sagitario mitologico é que é um centauro , em um certo momento a armadura ganha esse aspecto

      Responder

  • André Monteiro
    julho 15, 2014 at 11:29 am

    O que morre em 40 segundos só pode ser o Afrodite de Peixes…. ¬¬

    Responder

  • Bruno Cezar Scarpati
    julho 15, 2014 at 12:32 pm

    o seyia ou o yato de unicórnio misturado com algum personagem do final fantasy,aqueles de cabelo branco,serio,ele parece o yato do lost canvas,mas vai ter sangue como no anime?e as expressões faciais?

    Responder

  • Bruno Cezar Scarpati
    julho 15, 2014 at 12:39 pm

    o pior se fizessem a saga de hades inferno,imagina o radamanthis zuado

    Responder

  • Aknoby
    julho 15, 2014 at 1:38 pm

    É só uma amsotra do que eles realmetne queremf azer apra uma nvoa série animada

    Responder

  • Caio Vitor
    julho 17, 2014 at 9:50 am

    Uma pergunta falaram que irão ser os dubladores originais ( com exceção de alguns) mas a voz do seya ta diferente ainda é o Hermes baroli mesmo
    ?

    Responder

  • Rafael Côrtes
    julho 18, 2014 at 2:38 pm

    Niguem tem o link pra download dele não?

    Responder

  • Mara Lize de Oliveira
    julho 28, 2014 at 11:35 pm

    Fã que é fã vai no cinema e pronto! Se for ruim a gente chora de raiva, se for bom a gente ovaciona e se for ótimo a gente volta para a fila e compra um novo ingresso e assiste de novo!

    Responder

  • DarkRamidur
    agosto 9, 2014 at 2:56 pm

    bom se considerar que é um filme claro que as lutas seriam rapidas com em todos os filmes de saint Shiryu (ops) saint seiya….
    Mas eu torço que esse filme seja apenas uma degustação para um remake novo em CG ou um remake mais do antigo com imagen em HD (Mas sem essa de Omega)….
    Bem loko pra ver esse filme

    Responder

  • Ricardo Nunes
    agosto 10, 2014 at 9:09 am

    Pode ser péssimo, fraco, médio ou ótimo… não perco por nada… são 21 anos assinando esta série… melhor anime de todos…

    Responder

  • Lucas Vinicius
    setembro 10, 2014 at 7:09 pm

    Ah parte de ser muito exagerado eu axo bom finalmente os cavaleiros de ouro parecerão ser os mais próximos de “deuses”

    Responder

  • Zorrex
    setembro 11, 2014 at 2:47 pm

    Cara, eu não tenho frescura com spoiler, conta ai o que fizeram de cagada com o Mascara da Morte, tá geral comentando sobre isso na net

    Responder

    • Vinicius
      setembro 11, 2014 at 5:36 pm

      Máscara da Morte protagonizou um musical com os rostos presentes na casa de câncer.

      Responder

      • Junior
        setembro 11, 2014 at 10:31 pm

        Só eu q achei essa parte chata. … sinceramente eu n curti o filme e deu pra perceber q muitos tbm n no cinema pelos vários comentários ao longo do filme…. dava pra fazer isso em dois filmes acho q daria até para desenvolver mais… As melhores lutas n tiveram e só eu achei q o Shun n fez diferença no filme ? Pq ele n fez nada… eu gosto do personagem fiquei decepcionado

        Responder

        • Hesha Roberto
          outubro 13, 2014 at 3:20 am

          Realmente os cavaleiro de bronze fora seiya tiveram pouquíssimo desenvolvimento, mas Shun foi completamente esquecido (Ikke também foi mal representado). Os irmãos são meus favoritos, eles não fazeram NADA além de apanhar, não teve nenhum heroísmo, e ikke ainda chega dizendo que preferia matar shun :S. Isso sim foi um ultraje, na boa, esse filme me decepcionou muito.

          Responder

      • fe
        setembro 16, 2014 at 1:37 pm

        Geral nessa hora ficou estático no cinema que eu tava, sabe quando você sente todo mundo com vergonha alheia? hsuahusha

        Responder

  • sotts
    setembro 12, 2014 at 12:31 am

    Yosuke Asama, produtor de ‘Cavaleiros do
    Zodíaco: A Lenda do Santuário’ disse certo , quando comentou que muitos fás antigos nao vao gostar! ele acertou eu nao gostei! outra parte interresante ” as amarduras estão modernas e lembram os carros robôs de Transformers” sim onde já se viu isso! Foi o Pior Filme dos cavaleiros ! os filmes antigos em animaçao sao bem melhores , esse filme foi mesmo a Zuera do Zodiaco. mas serve pra dar risada do Mascara da ,morte e Afrodite ! hahahahah o resto nao presta! o santuario parece o mundo de final fantasy XII .a galera saiu sem graça sem empolgaçao nenhuma quando terminou o filme! a maioria comentando que disvirtuaram totalmente a obra! estragaram. a destruição da Obra de Kurumada é o termo mais adequado mesmo para esse filme!

    Responder

  • Carlos
    setembro 16, 2014 at 1:17 pm

    Faltou Pégasus Fantasy

    Responder

  • fe
    setembro 16, 2014 at 1:35 pm

    Baixei minhas expectativas ao máximo porque imaginei que viria altas zuera.. Dentre alguns absurdos vou citar só os que mais me incomodaram. O performace do máscara, acho que até buguei, só queria “desassistir” aquilo. E o Ikki, se cortassem todas as participações (!!!) dele no filme, não faria falta nenhuma, infelizmente. Mas em questão do design e essas porra toda, está bem foda, se alguém ainda pretender assistir, assista em 3D, deve ser louco.

    Responder

Deixe uma resposta