5 comentários

Crítica – Tomodachi Life (2014, 3DS) – Um simulador de vida fora do comum

by on junho 13, 2014
 

Compartilhe!Share on Facebook7Tweet about this on TwitterShare on Google+0

Tomodachi Life é difícil de ser considerado um game no sentido tradicional, mas o que temos aqui é bem legal. Quer ver como seria sua vida com comidas fujonas, visitas no espaço e outras esquisitices? Tomodachi Life oferece essas respostas. Resumindo, é um simulador de vida com uma pegada e humor bem oriental. Ver seus Miis, baseados em amigos, família, conhecidos ou que der em sua cabeça, desenvolverem estilos de vida diferentes do que eles possuem no mundo real é divertido, mesmo que você não interfira tanto no que eles irão fazer. Para quem quer algo hilário e excêntrico isso é o que você procurava e nem sabia.  A Nintendo tira de letra o conceito de The Sims, contudo adapta para seu estilo, criando um jogo mais simples, acessível e dependendo do seu gosto, até mais divertido.

E por que Tomodachi Life funciona? É o “fator Nintendo”, algo que torna os fãs da empresa tão leais, o desejo de fazer as coisas do seu próprio jeito, mesmo que seja um sucesso ou não. Por isso a empresa pode apostar numa IP tão fora da caixa como essa.  Lançado em 2009 para o Nintendo DS original, Tomodachi Collection era um game exclusivo para o mercado japonês, sendo  uma mistura surreal de The Sims e Animal Crossing. A Big N agora acredita que o ocidente esteja pronto para a estranheza da série Tomodachi e traz a continuação, a versão do 3DS, para nós. Tomodachi Life se passa numa ilha que você decide como irá se chamar. O primeiro habitante dessa ilha é teoricamente uma representação sua, os outros moradores vão se dirigir a ele como se o tal fosse uma cópia do seu Mii. A partir desse ponto tu deve descobrir as coisas por conta própria, colocando mais Miis para seu edifício. Todo dia você receberá doações monetárias dos habitantes de sua ilha, então quantos mais Miis você tem, mais dinheiro irá receber.

O dinheiro recebido deve ser usado para manter seus Miis felizes, que é o mais próximo de um objetivo que Tomodachi Life possui. Cada Mii tem um desejo que irá precisar de sua atenção e assistência de tempos em tempos, seja na parte de alimentação, roupa ou algo na vida social. Completar essas tarefas irá aumentar a felicidade de seus moradores, incrementar o level dos mesmos e até mesmo ganhar mais um pouquinho de grana. Ah, você irá receber novas construções em sua ilha quanto mais moradores você possui, via StreetPass e aleatoriamente.  No fim das contas todas as recompensas que tu ganha serão utilizadas para melhorar a qualidade de vida de seus Miis.

Entretanto não é só administrar a vida de Miis que o jogo se propõe, os outros moradores também irão te desafiar para jogos de adivinhas, cartas e outros. Sucesso nesses mini jogos irá te fornecer um tesouro que pode ser vendido, como sempre, para conseguir mais dinheiro. Juntar bufunfa é a chave do jogo e é o que permite você comprar itens mais luxuosos para seus moradores.

Além de administrar a ilha, comprar itens e participar de mini jogos, a maior parte do seu tempo será vendo a socialização de seus Miis. Você pode configurar a personalidade de cada um completamente, desde a voz até se ele é um maluco ou alguém pé no chão. Cada Mii é um individuo e irá agir por conta própria nesse mundo inusitado. Eles irão fazer amizades, ter discussões e até se apaixonar, podendo ter filhos nesse caso.  Esse game permite até que você seja um stalker dos sonhos de seus moradores.

Esse jogo é uma experiência agradável, mas não deixa de ser um pouco repetitivo. Assim como a maioria dos jogadores perdem o interesse por Animal Crossing depois de um tempo, o mesmo deve ocorrer com Tomodachi Life. Claro que, como a série citada, sempre irá haver fãs hardcore. Contudo, não importa o tempo que você invista nesse simpático game, você irá se divertir em sua estadia nessa ilha nada convencional. O sucesso com o público geral será difícil, mas o título de “game cult” já é mais do que garantido.

Nota: 3 Stars (3 / 5)

Confira nossas outras críticas: Professor Layton and the Azran LegacyOne Piece: Romance DawnConception II: Children of the Seven StarsMario Party: Island TourBravely Default e Yoshi´s New Island

Trailer desse jogo bizarro e divertido

Compartilhe!Share on Facebook7Tweet about this on TwitterShare on Google+0
comentários
 
Deixe uma resposta »

 

Deixe uma resposta